FECHAR
FECHAR
20 de fevereiro de 2013
Voltar
Especial Ceará - Turismo

Acquário Ceará, único no hemisfério Sul

Empreendimento, que será a maior estrutura já feita no Brasil utilizando o acrílico como principal elemento contrutivo, vai incrementar turismo na região

Está dada a largada para a construção do Acquário Ceará, uma das obras mais polêmicas da história recente do estado. Em janeiro foi dado o sinal verde para a liberação do início da construção pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), antiga Semam. O embargo emitido pela secretaria em dezembro de 2012 foi considerado improcedente pela Assessoria Jurídica da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, e as obras liberadas. O Acquário Ceará será localizado na Praia de Iracema. Orçado em R$ 205 milhões, contará com 2,5 mil m2 de área construída e 38 tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros, sendo o maior e mais moderno do hemisfério Sul. A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões.

O novo equipamento turístico do estado será a maior estrutura já construída no Brasil tendo o acrílico como principal elemento construtivo. Ele terá 28 aquários, todos com visores feitos de acrílico. “O material foi escolhido por suas propriedades físico-químicas”, diz o arquiteto responsável pelo projeto, Leonardo Fontenele. “Trata-se de material com extrema resistência à força de compressão da água nos tanques, oferecendo também um ótimo nível de transparência em relação ao vidro”, completa.

O edifício terá quatro andares: subsolo para uso técnico, térreo, e outros dois pavimentos para visitação. Neles, estão contemplados aquários de tubarões, viveiros para pinguins, tanques que criam a oportunidade de contato com as espécies, simuladores de submarino, cinema 4D e 3D, escola de mergulho e mais 20 aquários menores.

Mas a principal atração será o tanque Master ou Oceânico, o único que ocupará os quatro andares do empreendimento. “Ele terá 50 metros de comprimento, 16 metros de altura e 15 metros largura, que é aproximadamente o tamanho de um edifício de 15 andares”, afirma Fontenele, que é diretor-executivo da Imagic!, empresa de arquitetura e urbanismo especializada em entretenimento temático, e já integrou o núcleo de Design da Walt Disney Company. “Do aquário Oceânico, o maior visor terá 10 metros de largura e 11 metros de altura”, revela.

Para surpreender ainda mais os visitantes, um túnel de acrílico com 16 metros de comprimento permitirá cruzar o enorme tanque na diagonal. “As formas diferenciadas do acrílico irão permitir essa integração das pessoas com os animais marinhos. Por aqui, não temos nada igual”, diz o arquiteto. Haverá ainda dois túneis de acrílico de 10 metros no aquário dos tubarões. “Entre eles terá uma espécie de iglu, também de acrílico, que vai permitir uma visão 360° do entorno.”