FECHAR
20 de fevereiro de 2013
Voltar
Especial Ceará - Turismo

Requalificação da Praia de Iracema

Projeto inclui repavimentação, tratamento paisagístico e requalificação da feira de artesanatos, do mercado dos peixes, entre outros espaços, num total de 39,38 hectares

O projeto de requalificação da Praia de Iracema tem como objetivo fazer com que o bairro histórico se torne um local mais agradável e prazeroso para a população de Fortaleza e para os turistas. No total, o projeto irá realizar intervenções em logradouros e equipamentos novos e antigos, zelando e exaltando a importância desses atrativos. Os espaços atenderão ao padrão de acessibilidade. As intervenções iniciaram no primeiro semestre de 2008.

O objeto de intervenção envolve uma área total de 39,38 Ha, com distribuições parciais em trechos urbanizados e trechos mantidos em superfícies naturais. O trecho urbanizado inclui zonas pavimentadas para vias de tráfego de veículos, estacionamentos, ciclovias, base para a implementação futura de um bonde elétrico e calçadão para caminhadas, contemplando, assim, uma área de 16,38 Ha, ou seja, 41,59% da área total do projeto.

O projeto inclui repavimentação, tratamento paisagístico e requalificação da feira de artesanatos, do mercado dos peixes, dos embarcadouros, da área de manutenção de jangada e dos quiosques. A zona de bosque, situada na face norte da orla em proximidade do Náutico Atlético Cearense, conhecida como “praça dos estressados”, também será restaurada e terá o seu uso preservado para convívio com um espaço natural sombreado, admitindo a implantação de mesinhas para jogos e recantos de descanso, tranquilidade e contemplação paisagística. A nova Beira Mar também dará expressiva importância à prática do esporte informal na areia e à recuperação da atividade de banho de mar em praia limpa.

Um Concurso Nacional de Ideias foi realizado para projetar as mudanças na Beira-mar e o projeto escolhido foi o do arquiteto Fausto Nilo.

Intervenções

Estoril

Está com 100% de construção civil concluída, faltando apenas a plataforma de acessibilidade (85%), que deve ser finalizada ainda no primeiro semestre de 2013. O prédio foi totalmente restaurado e em breve voltará a ser ponto de encontro de boêmios e turistas. O Estoril funcionará como restaurante e espaço cultural, recebendo exposições e pequenas apresentações culturais.

Largo do Mincharia

Está com 95% de obra concluída. Foi feita a requalificação do calçadão com novas jardineiras e nova iluminação. Está em processo licitatório a reforma do Bar do Largo. Ponto de encontro de turistas e boêmios para apreciar a vista litorânea da orla.