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ZF comemora 100º aniversário em tecnologia ferroviária

Tudo começou em 1924 com a adaptação da transmissão Soden para vagões. Hoje, a tecnologia ferroviária da ZF é pioneira no uso de tecnologias digitais para aplicações de mobilidade

Assessoria de Imprensa

18/06/2024 08h05 | Atualizada em 20/06/2024 10h56


Em 2024, a ZF celebrará seu 100º aniversário no mercado de veículos ferroviários.

A primeira vez que a ZF desenvolveu um sistema de acionamento para vagões foi em 1924. Naquela época, foi uma adaptação de uma tecnologia destinada principalmente a automóveis de passageiros, a transmissão TS18.5 Soden.

Nas décadas que seguiram, a empresa expandiu ainda mais a sua posição como fornecedora de tecnologia ferroviária. Isto foi alcançado através de expansões e aquisições, bem como por meio de uma forte presença internacional.

Hoje, a ZF possui um portfólio amplo que

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Em 2024, a ZF celebrará seu 100º aniversário no mercado de veículos ferroviários.

A primeira vez que a ZF desenvolveu um sistema de acionamento para vagões foi em 1924. Naquela época, foi uma adaptação de uma tecnologia destinada principalmente a automóveis de passageiros, a transmissão TS18.5 Soden.

Nas décadas que seguiram, a empresa expandiu ainda mais a sua posição como fornecedora de tecnologia ferroviária. Isto foi alcançado através de expansões e aquisições, bem como por meio de uma forte presença internacional.

Hoje, a ZF possui um portfólio amplo que atende a diversos fabricantes e operadores de veículos ferroviários em todo o mundo. Além disso, a empresa se destaca pela atrativa oferta digital.

Uma exposição no ZF Fórum em Friedrichshafen, Alemanha, com início em junho de 2024, marca o aniversário. O Grupo também chamará a atenção para esta tradição na feira líder InnoTrans, em setembro.

O conforto e a eficiência sempre foram importantes, e isto também se aplica à tecnologia ferroviária. Com o advento dos vagões a combustão no início do século XX, o objetivo era manter os motores no ponto ideal de operação por meio de uma transmissão.

Os pontos de mudança foram projetados para serem tão suaves que os passageiros não fossem perturbados e os objetos a bordo não se movessem.

A tecnologia de transmissão correspondente veio da ZF pela primeira vez em 1924, como evidenciado por uma anotação em um caderno de desenho.
A empresa de Friedrichshafen, fundada apenas nove anos antes, adaptou uma invenção do seu então patrão, a transmissão TS18.5 Soden, para que pudesse ser utilizada em veículos ferroviários.

A transmissão foi uma precursora dos sistemas de transmissão automática que viriam mais tarde. Naquela época, já permitia a pré-seleção da próxima marcha e uma mudança de marcha correspondentemente suave.

"Como um mercado singular, a tecnologia ferroviária não era volumosa o suficiente para o desenvolvimento de inovações tecnológicas no campo da tecnologia de transmissão. A ZF conseguiu capitalizar a transferência de sua inovadora tecnologia de transmissão de outras aplicações – especialmente veículos comerciais", explica Markus Groß, gerente de linha de produtos para tecnologia ferroviária da ZF.

Com base no projeto dos primeiros anos, a ZF posteriormente modificou a transmissão multirelação Ecomat para desenvolver o Ecomat Rail (predecessor da atual EcoLife Rail) e adaptou a transmissão manual automatizada AS Tronic para criar o AS Rail, especificamente para atender às necessidades de unidades múltiplas a diesel.

No entanto, a ZF também fornece componentes de acionamento mecânico para trens eletrificados desde o início e continua a fazê-lo até hoje para uma ampla gama de veículos ferroviários. Estes incluem metrôs, bondes, unidades múltiplas elétricas, trens de alta velocidade, unidades múltiplas a diesel, locomotivas e veículos especiais.

A tecnologia ferroviária, como campo adicional de aplicação da tecnologia ZF, foi de importância estratégica para o Grupo. Isto refletiu-se nas aquisições de empresas ao longo da história da ZF. Em 1995, a ZF incorporou ao Grupo a Hurth Bahntechnik GmbH, um fornecedor especializado de transmissões ferroviárias, juntamente com seus centros de produção, logística e serviços.

Pouco depois, o portfólio de tecnologia ferroviária foi expandido com amortecedores ferroviários após a aquisição da Mannesmann Sachs AG em 2001. Como resultado, o segmento de tecnologia ferroviária do Grupo ZF tornou-se um fornecedor global de sistemas de transmissão, chassis e tecnologia de segurança para veículos ferroviários.

“Os produtos ZF são agora indispensáveis em veículos ferroviários em todo o mundo. Os trens de trânsito rápido em quase todas as grandes cidades do mundo – de Istambul a Xangai e Lima – contam com a tecnologia da ZF”, afirma Groß.

Os amortecedores de guinada da ZF estabilizam a viagem rápida e confortável de trens de alta velocidade que operam na China ou que conectam a Europa continental com a Grã-Bretanha através do Túnel da Mancha.

"A mobilidade sustentável do futuro requer veículos ferroviários. Com o nosso compromisso de 100 anos com a tecnologia ferroviária e como parceiro confiável e fornecedor de inovação para fabricantes e operadores de veículos ferroviários, estamos à altura da nossa reivindicação estratégica", sublinha o Prof. Peter Laier, Membro do Conselho de Administração da ZF, que também é responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial.

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