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VLI e Codesa assinam memorando de entendimento para expansão do Porto de Vitória

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões

Assessoria de Imprensa

15/02/2023 14h10


A VLI – companhia de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais – e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) assinaram no dia 13 de fevereiro, o memorando de entendimento para obras de expansão do novo Porto de Vitória, com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local.

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

“A VLI vê nesta ocasião mais uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento da infraestrutura logística do Espírito Santo e para um atendimento ainda mais amplo aos clientes que movimentam cargas em no sistema portuário do Estado. Como uma companhia de logística multimodal, a VLI tem nos portos um elo estratégico e complementar na sua cadeia. Nesse sentido, o Porto de Vitória é mais um parceiro portuário importante para VLI. Uma integração entre a ferrovia e o porto mais eficiente cria capacidade para o incremento de volumes que serão gerados com a renovação da concess&at

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A VLI – companhia de soluções logísticas que integra portos, ferrovias e terminais – e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) assinaram no dia 13 de fevereiro, o memorando de entendimento para obras de expansão do novo Porto de Vitória, com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local.

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

“A VLI vê nesta ocasião mais uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento da infraestrutura logística do Espírito Santo e para um atendimento ainda mais amplo aos clientes que movimentam cargas em no sistema portuário do Estado. Como uma companhia de logística multimodal, a VLI tem nos portos um elo estratégico e complementar na sua cadeia. Nesse sentido, o Porto de Vitória é mais um parceiro portuário importante para VLI. Uma integração entre a ferrovia e o porto mais eficiente cria capacidade para o incremento de volumes que serão gerados com a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da companhia.

O diretor-presidente do Porto de Vitória, Ilson Hulle, afirma que a assinatura do memorando é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária.

“O Porto de Vitória possui uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais.”

Os estudos a serem realizados pela VLI e pela Codesa contemplam a análise de capacidades necessárias a acomodar a matriz de carga em estudo, incluindo adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o Porto de Vitória, bem como ramais internos à poligonal do terminal, capacidade de píer – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas.

Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo. A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão.

O estudo estima um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado.

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