Assessoria de Imprensa
03/07/2025 17h31 | Atualizada em 03/07/2025 17h36
Em abril, o percentual de lojas com percepção de crescimento nas vendas de materiais de construção retraiu em relação a março.
Fatores como o aumento de 0,5% nos preços podem ter impactado os resultados, como mostra a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco.
O estudo sobre desempenho e tendências do varejo – elaborado pela vertical de inteligência do programa Juntos Somos Mais, junto ao Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) – está em linha com os dados macroeconômicos, mostrando que aumentou o percentual de famílias e
...Em abril, o percentual de lojas com percepção de crescimento nas vendas de materiais de construção retraiu em relação a março.
Fatores como o aumento de 0,5% nos preços podem ter impactado os resultados, como mostra a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco.
O estudo sobre desempenho e tendências do varejo – elaborado pela vertical de inteligência do programa Juntos Somos Mais, junto ao Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) – está em linha com os dados macroeconômicos, mostrando que aumentou o percentual de famílias endividadas no mês, assim como o IPCA, que recuou na comparação com o mês anterior.
De acordo com o Termômetro, em abril de 2025 o percentual de lojas com a percepção de estabilidade nas vendas em abril em relação a março foi maior, chegando a 53%.
A pesquisa mostra ainda que o percentual de lojas com aumento nas vendas supera as que perceberam queda, exceto no Sudeste, onde a diferença foi de -4% (19% cresceram vs. 23% caíram).
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram as maiores diferenças positivas, com 21%, 18% e 20% respectivamente.
Em relação à percepção de variação nas vendas em abril na comparação com o mesmo mês de 2024, todas as regiões retraíram, com destaque para o Sudeste, que registrou uma diferença de -27% (19% cresceram em março de 2025 vs. 46% cresceram em março de 2024).
No cômputo geral, o país apresentou uma diferença de -19%.
Ainda no período, diminuiu o sentimento de crescimento nas vendas nos próximos três meses.
As lojas mais focadas em material elétrico são as mais otimistas em relação aos próximos meses, com 55% dos lojistas apostando no aumento das vendas.
Para as lojas em geral, 35% esperam crescimento, enquanto 48% esperam manutenção e 17% esperam queda.
Ainda segundo o estudo, em abril os resultados pioraram, contrariando as expectativas dos lojistas, considerando a diferença entre as lojas que cresceram e as que caíram.
O Termômetro JS+ Anamaco também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que indicam leve queda nas vendas em abril em relação ao mês anterior.
Ainda em abril, os preços do setor cresceram 1,1% em relação a março.
Desde fevereiro, vem diminuindo o otimismo com relação às expectativas das ações do Governo nos próximos 12 meses, aumentando expressivamente o pessimismo, que chegou a 38% do total, aponta o Termômetro.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade