Energia
Agência Estado
21/07/2011 12h14 | Atualizada em 21/07/2011 17h22
A Bunge vai produzir etanol para abastecer o Norte e o Nordeste brasileiro a partir da unidade que inaugura hoje em Pedro Afonso, em Tocantins. Com capacidade de moagem de 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o primeiro projeto "greenfield" (construído do zero) da Bunge foi erguido em uma região pioneira, onde não há outras usinas de cana num raio de mais de mil quilômetros.
Ao instalar a usina próxima da ferrovia Norte-Sul, a Bunge pretende utilizar a rede ferroviária para levar o etanol até o porto de Itaqui, no Maranhão, de onde seguirá por cabotagem até as regiões consumidoras do Norte e Nordeste. "Esse esforço logístico vai reduzir o custo de transporte em 50%", disse Pedro Parente, presidente da Bunge do Brasil, à Ag
...

A Bunge vai produzir etanol para abastecer o Norte e o Nordeste brasileiro a partir da unidade que inaugura hoje em Pedro Afonso, em Tocantins. Com capacidade de moagem de 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o primeiro projeto "greenfield" (construído do zero) da Bunge foi erguido em uma região pioneira, onde não há outras usinas de cana num raio de mais de mil quilômetros.
Ao instalar a usina próxima da ferrovia Norte-Sul, a Bunge pretende utilizar a rede ferroviária para levar o etanol até o porto de Itaqui, no Maranhão, de onde seguirá por cabotagem até as regiões consumidoras do Norte e Nordeste. "Esse esforço logístico vai reduzir o custo de transporte em 50%", disse Pedro Parente, presidente da Bunge do Brasil, à Agência Estado.
Segundo ele, foram investidos R$ 600 milhões na unidade de Tocantins, construída em menos de dois anos apenas com recursos próprios - a japonesa Itochu detém 20% do projeto. "Toda nossa cana é própria, e 100% da colheita será mecanizada", disse o executivo.
A produção de etanol da nova usina será de 120 milhões de litros. Além disso, a usina Pedro Afonso também produzirá 180 gigawatt/hora de bioeletricidade usando o bagaço de cana. O volume de energia produzido pela usina Pedro Afonso será suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. Segundo Parente, somente na cogeração, os investimentos chegaram a US$ 20 milhões.
A Bunge entrou no mercado sucroalcooleiro em 2008, quando adquiriu 80% da Usina Santa Juliana, em Minas Gerais, e a Usina Monte Verde, em Mato Grosso do Sul, que produz apenas etanol. A consolidação de sua participação neste setor veio no final de 2009, com a aquisição de cinco usinas do grupo Moema, localizadas em São Paulo e Minas Gerais.
Com a entrada em operação da Pedro Afonso, as oito usinas da Bunge vão processar 21,5 milhões de toneladas e produzir cerca de 1 milhão de toneladas de açúcar e 1 bilhão de litros de etanol.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade