Assessoria de imprensa
13/06/2022 08h20 | Atualizada em 14/06/2022 14h38
A Usina Coruripe e a Rumo inauguraram no dia 9 o terminal rodoferroviário Comendador Rubem Montenegro Wanderley, em Iturama (MG).
Com investimentos de R$ 95 milhões por parte da Usina Coruripe, trata-se de uma unidade moderna de transbordo rodoferroviário conectada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul sob concessão da Rumo (Malha Central).
Com 20 hectares, o terminal tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas açúcar de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a logística da região do Triângulo Mineiro, assegurando competitividade nos fretes num raio entre 400 e 500 km.
Com a geraç
...A Usina Coruripe e a Rumo inauguraram no dia 9 o terminal rodoferroviário Comendador Rubem Montenegro Wanderley, em Iturama (MG).
Com investimentos de R$ 95 milhões por parte da Usina Coruripe, trata-se de uma unidade moderna de transbordo rodoferroviário conectada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul sob concessão da Rumo (Malha Central).
Com 20 hectares, o terminal tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas açúcar de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a logística da região do Triângulo Mineiro, assegurando competitividade nos fretes num raio entre 400 e 500 km.
Com a geração de cerca de 350 empregos diretos na região, a nova unidade opera dentro de uma das unidades da Coruripe.
Além do volume da Usina Coruripe, o novo terminal Bandeira Branca atenderá outras empresas interessadas na logística ferroviária. Operado em regime de pool, o gerenciamento da infraestrutura será feito pela Usina Coruripe, cabendo à Rumo o transporte ferroviário até o Porto de Santos.
Na avaliação do presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto, o terminal representa uma nova era tanto para a companhia quanto para toda a região, em função da importante contribuição para a logística ferroviária do país.
“Nossas expectativas são muito positivas, visto que a nova unidade tem potencial para que diversas empresas da região realizem o escoamento da produção com competitividade, segurança, grandes volumes e constância nesse modal ferroviário”, afirma.
Lorencatto também destaca as melhores práticas de segurança e sustentabilidade do novo terminal, que já nasce alinhado aos pilares de ESG da companhia.
“Esperamos contribuir com o desenvolvimento da produção regional de açúcar e trazer mais facilidades a clientes e consumidores, além de gerar novos postos de trabalho. Esse investimento, apoiado pela Funchal e BTG Agro Logística, demonstra o compromisso socioeconômico da nossa empresa com a região”, ressalta o presidente da Coruripe.
O vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma, considera que o terminal em Iturama tem localização altamente estratégica, levando-se em conta a grande produção de açúcar na região.
“A Malha Central havia aberto novos mercados para a empresa, como Goiás, Tocantins e, agora, com Iturama, entra o Triângulo Mineiro, aumentando a abrangência geográfica da ferrovia, afirma Palma.
“Os terminais inaugurados no ano passado em São Simão e Rio Verde, em Goiás, movimentam soja, milho e farelo de soja. O de Iturama é um marco para a Malha Central, inaugurando nossa operação no mercado de açúcar nessa ferrovia”, avalia.
27 de novembro 2024
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