Energia
Petro Notícias
15/01/2013 11h51
Com o objetivo de atender às demadas da exploração do pré-sal, a Usiminas anunciou hoje que atuou no fornecimento de aço para a TenarisConfab, empresa responsável pelo fornecimento de tubos para a indústria energética. O processo foi finalizado no final do ano passado e, segundo a Usiminas, o aço da siderúrgica, produzido com a tecnologia CLC e que atende a demandas específicas desse mercado, foi aplicado na maior coluna de revestimento de superfície (surface casing) da história de exploração petrolífera no Brasil, com 1.650 metros, dos quais 50 metros estão na camada do pré-sal. Para o projeto, a Usiminas forneceu cerca de 400 toneladas de chapas grossas CLC que foram utilizadas na produção de tubos.
“Nesta operação, o principal
...Com o objetivo de atender às demadas da exploração do pré-sal, a Usiminas anunciou hoje que atuou no fornecimento de aço para a TenarisConfab, empresa responsável pelo fornecimento de tubos para a indústria energética. O processo foi finalizado no final do ano passado e, segundo a Usiminas, o aço da siderúrgica, produzido com a tecnologia CLC e que atende a demandas específicas desse mercado, foi aplicado na maior coluna de revestimento de superfície (surface casing) da história de exploração petrolífera no Brasil, com 1.650 metros, dos quais 50 metros estão na camada do pré-sal. Para o projeto, a Usiminas forneceu cerca de 400 toneladas de chapas grossas CLC que foram utilizadas na produção de tubos.
“Nesta operação, o principal desafio da companhia foi garantir a integridade estrutural da coluna,que permite a produção de chapas de alta resistência mecânica e com espessura superior, necessárias para atender as demandas específicas dos equipamentos do pré-sal”, afirma Rinaldo Machado, gerente geral de Vendas para Construção e Infraestrutura da Usiminas. Com o dobro de extensão em relação às colunas aplicadas em poços típicos, que giram em torno de 800 metros, a coluna fornecida pela TenarisConfab foi instalada em lamina d´água superior a 2000 metros.
Desde que anunciou investimentos da ordem de R$ 539 milhões na tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grossas CLC, em 2010, a Usiminas já forneceu mais de 23 mil toneladas de chapas com espessuras acima de 17,00mm, em sua maioria destinada para aplicações severas, que requerem aços de alto conteúdo tecnológico, nos mercados de exploração e condução de petróleo e gás natural.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade