Assessoria de Imprensa
16/10/2024 13h57 | Atualizada em 17/10/2024 08h41
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta no 51º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG) mais de 80 trabalhos sobre diversas temáticas, incluindo minerais estratégicos que contribuem para a utilização de alta tecnologia.
Com o tema “Geologia e Sociedade na era da Inteligência Artificial”, o evento acontece até hoje (17) no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte (MG).
Na abertura, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, pontuou que o CBG assume uma relevância ainda maior no contexto atual de mudanças climáticas e da urgência da transição energética para uma matriz de baixo ca
...O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta no 51º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG) mais de 80 trabalhos sobre diversas temáticas, incluindo minerais estratégicos que contribuem para a utilização de alta tecnologia.
Com o tema “Geologia e Sociedade na era da Inteligência Artificial”, o evento acontece até hoje (17) no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte (MG).
Na abertura, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, pontuou que o CBG assume uma relevância ainda maior no contexto atual de mudanças climáticas e da urgência da transição energética para uma matriz de baixo carbono.
“A geologia tem um importante papel tanto para a compreensão dos impactos dessas mudanças no território quanto para fornecer as bases científicas para o uso responsável dos recursos naturais e o desenvolvimento de alternativas energéticas mais limpas”, ressaltou.
O SGB é uma das principais instituições participantes do evento, que divulga mais de 80 trabalhos de pesquisadores, analistas, residentes e estagiários, que abordam pesquisas nas mais diversas temáticas das ciências geológicas.
“A participação do SGB no congresso é essencial, pois a instituição fornece dados sobre minerais estratégicos, como lítio, níquel e cobalto, fundamentais para tecnologias de energia renovável, além de realizar estudos hídricos e de desastres naturais, importantes para a adaptação climática”, pontuou.
O diretor acrescentou que, no âmbito da transição energética, o SGB também apoia o governo e as indústrias no planejamento estratégico, equilibrando a demanda por recursos com a preservação ambiental.
Durante o evento, o destaque foi a apresentação do PlanGeo 2025-2034, que apresenta o planejamento decenal do SGB para o mapeamento geológico do Brasil.
“A contribuição do SGB reforça o compromisso do país com a pesquisa e a inovação, consolidando sua importância na construção de políticas públicas que integrem ciência geológica, sustentabilidade e adaptação climática", informou Silveira.
A presidente da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Minas Gerais, Joana Magalhães, comentou que o congresso é um dos maiores e mais abrangentes eventos de geociências da América do Sul.
“É bienal e ocorre de maneira ininterrupta desde a década de 1950, sendo um relevante espaço de difusão dos avanços das Ciências da Terra que tem como objetivo integrar a academia, empresas e profissionais em uma jornada de aprendizado e colaboração”, observou.
Ela também destacou que o evento constitui uma aproximação entre diferentes setores, caracterizando um importante hub geocientífico.
“O CBG proporciona um espaço plural e inclusivo para a apresentação de pesquisas e inovações na área de Geologia, evidenciando a relevância e o papel dela para o desenvolvimento sustentável do país”, comentou.
“É uma oportunidade para geólogos, acadêmicos, estudantes e profissionais da indústria se conectarem, trocarem experiências e estabelecerem parcerias que podem levar a colaborações futuras”, disse ela.
Outro destaque foi a apresentação, na quarta-feira (16), do Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo 2025-2034), consolidado após os resultados da consulta pública realizada pelo SGB.
O planejamento é realizado a partir da proposição de três cenários de execução, que consideram o incremento progressivo da capacidade operacional e orçamentária do SGB.
O objetivo do PLanGeo 2025-2034 é promover o avanço do conhecimento geológico do país, otimizando recursos e potencializando resultados, com participação do público interessado.
O SGB é uma das principais instituições participantes desse evento, em que serão divulgados mais de 80 trabalhos de pesquisadores, analistas, residentes e estagiários da empresa, abrangendo pesquisas nas mais diversas temáticas das ciências geológicas.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade