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Terminal de Araguari movimenta 50 milhões de toneladas em 10 anos

Implantado na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), terminal de transbordo é um dos maiores da América Latina  

Assessoria de Imprensa

12/08/2022 08h02 | Atualizada em 17/08/2022 17h18


Localizado no Triângulo Mineiro, o Terminal Integrador de Araguari (TIA) da VLI acaba de completar uma década com a marca de mais de 50 milhões de toneladas de grãos e fertilizantes movimentados no período.

Construído em uma área de 464 mil m2, o TIA foi inaugurado em 10 de agosto de 2012, tornando-se um dos maiores terminais de transbordo da América Latina, além de uma das principais rotas de exportação do agronegócio brasileiro, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Atualmente, o Terminal possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 t/h e descarga de fertilizantes de 500 t/h.

“A inauguração do Terminal Integrador de Araguari é um símbolo da contribuição da VLI para transformar a logística brasileira, por meio da integração de portos, ferrovias e terminais, proporcionando uma solução ágil e sustentável para o escoamento de cargas dos nossos clientes”, afirma o diretor de Planejamento e Integração da VLI, Fabrício Rezende de Oliveira.

Segundo ele, o terminal foi o primeiro da companhia

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Localizado no Triângulo Mineiro, o Terminal Integrador de Araguari (TIA) da VLI acaba de completar uma década com a marca de mais de 50 milhões de toneladas de grãos e fertilizantes movimentados no período.

Construído em uma área de 464 mil m2, o TIA foi inaugurado em 10 de agosto de 2012, tornando-se um dos maiores terminais de transbordo da América Latina, além de uma das principais rotas de exportação do agronegócio brasileiro, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Atualmente, o Terminal possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 t/h e descarga de fertilizantes de 500 t/h.

“A inauguração do Terminal Integrador de Araguari é um símbolo da contribuição da VLI para transformar a logística brasileira, por meio da integração de portos, ferrovias e terminais, proporcionando uma solução ágil e sustentável para o escoamento de cargas dos nossos clientes”, afirma o diretor de Planejamento e Integração da VLI, Fabrício Rezende de Oliveira.

Segundo ele, o terminal foi o primeiro da companhia a ter um modelo de expedição construído em pera ferroviária para a saída dos trens.

Ao proporcionar a redução de manobras, a estrutura permitiu que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 para 5 horas.

O TIA possibilita ainda a concentração de volume da produção regional. O terminal recebe a carga de por meio do transporte rodoviário.

Após o tombamento, o produto segue para armazéns e silos e, na sequência, os trens são carregados com destino ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES), e ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP).

O TIA também recebe fertilizantes que chegam de outros países ao complexo portuário de Tubarão e ao Tiplam.

No caso dos fertilizantes, a operação pode ser considerada inversa à do grão. Em vez de chegarem de caminhão e serem transportadas pela ferrovia até o porto, os carregamentos são feitos no Porto de Tubarão e no Tiplam para, posteriormente, serem descarregadas no Terminal de Araguari.

Após esta etapa, os caminhões são carregados para distribuição da carga na região.

“O TIA representa uma solução sustentável, uma vez que o nível de emissões do modal ferroviário é inferior ao do rodoviário”, pondera a gerente de Operações do terminal, Daiane Lopes Souza.

“Um trem com cerca de 80 vagões transporta o equivalente a 170 carretas. Em períodos de pico, o TIA carrega em média três trens por dia, volume que, mensalmente, demandaria 15.300 caminhões para ser transportado”, acrescenta.

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