Assessoria de Imprensa
05/07/2023 08h34 | Atualizada em 05/07/2023 13h59
Antes mesmo de 2017, quando a Lei da Terceirização (13.429/2017) ampliou possibilidades de contratações, inclusive para atividade-fim, a construção civil já utilizava amplamente a modalidade.
O setor é um dos que mais terceiriza e engrossa a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que estima que 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade. Cerca de 18,6% do orçamento destes negócios é voltado à terceirização.
Um dos grandes desafios para o setor, no entanto, é garantir segurança jurídica, visto que o contratante de
...Antes mesmo de 2017, quando a Lei da Terceirização (13.429/2017) ampliou possibilidades de contratações, inclusive para atividade-fim, a construção civil já utilizava amplamente a modalidade.
O setor é um dos que mais terceiriza e engrossa a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que estima que 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade. Cerca de 18,6% do orçamento destes negócios é voltado à terceirização.
Um dos grandes desafios para o setor, no entanto, é garantir segurança jurídica, visto que o contratante de profissionais terceirizados é co-responsável pela segurança dos profissionais, bem como o correto pagamento de valores devidos ao serviço. Assim, cresce na construção civil a busca por soluções que facilitem a gestão da documentação dos terceiros.
É neste cenário que a Berkan IT, startup, que já atende grandes companhias como Eletrobras, que utilizam a solução para gerenciamento de terceiros, incluindo construtoras, com seu software GD3, tem o objetivo de chegar a 90% do portfólio direcionado para o setor.
“Identificamos que a gestão de terceiros é um grande gargalo na construção, e motivo de muita preocupação, visto que é essencial haver compliance desde a gestão dos documentos das empresas terceirizadas até dos próprios profissionais, incluindo o controle de EPIs, por exemplo”, destaca o CEO da Berkan IT, Edson Ubaldo Neto.
Além de reduzir custos administrativos através da automação proporcionada pelo sistema, a Berkan IT, comenta Neto, também oferece o apoio de especialistas para a gestão e aprovação dos documentos.
“Para a construtora, significa mais tranquilidade com a certeza de que o profissional só ingressa no canteiro de obras quando toda a documentação está em dia. Ela tem todo o histórico em mãos e não tem o custo de um departamento inteiro para gerenciar a documentação. Unimos tecnologia com o fator humano para otimizar este processo”, reforça o executivo.
Atualmente, além da gestão de EPIs e documentos de RH, o GD3 proporciona ainda o acompanhamento e validação de documentos relacionados a treinamentos e NRs, obrigações e tarefas alinhadas em contrato com fornecedores e atualização da validade dessas documentações.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade