Assessoria de Imprensa
10/08/2022 13h43 | Atualizada em 27/02/2025 01h34
A demanda por sistema de energia solar vem crescendo a passos largos no Brasil. Só nos últimos seis meses, a potência instalada de geração distribuída saltou dos 13,7mil MW para 16,4mil MW, um avanço de cerca de 20%.
Com a nova regulamentação, as soluções fotovoltaicas com inversores híbridos prometem atrair ainda mais a atenção dos consumidores que querem produzir a sua própria energi
...

A demanda por sistema de energia solar vem crescendo a passos largos no Brasil. Só nos últimos seis meses, a potência instalada de geração distribuída saltou dos 13,7mil MW para 16,4mil MW, um avanço de cerca de 20%.
Com a nova regulamentação, as soluções fotovoltaicas com inversores híbridos prometem atrair ainda mais a atenção dos consumidores que querem produzir a sua própria energia a partir da luz solar de dia e de noite.
Em vigor desde maio deste ano, a Portaria nº 140/2022 do Inmetro regulamenta os requisitos técnicos de qualidade, avaliação de conformidade e a comercialização de inversores híbridos. Os equipamentos deverão ter Etiqueta Nacional de Conservação de Energia atestando a segurança do produto para o usuário e desempenho do produto.
“As novas regras garantem maior confiabilidade aos consumidores e um mercado mais justo, uma vez que os produtos são submetidos a rigorosos testes de qualidade e desempenho, trazendo segurança aos consumidores finais que não têm muita familiaridade com este tipo de equipamento”, afirma Ariel Martins da Fronius do Brasil.
O inversor fotovoltaico híbrido, como o Fronius GEN 24, explica, pode operar tanto no modo on grid (quando a eletricidade excedente gerada pelos módulos solares é lançada na rede elétrica revertendo em crédito que é descontado na tarifa), quanto no formato off grid (em que a energia não consumida pode ser armazenada em bateria de lítio).
Vantagens – Segundo Martins, o sistema fotovoltaico híbrido é a melhor opção para consumidores que vivem em locais isolados, que sofrem com constantes intermitências da rede ou buscam reduzir ao máximo as despesas com a conta de luz.
No caso de usuários residenciais, a instalação da solução híbrida de energia solar proporciona quase 100% de autossuficiência energética, reduzindo significativamente a conta de luz. É possível utilizar 90% da energia gerada pelo sistema fotovoltaico devido ao sistema de armazenamento de energia (baterias), que é acionado à noite e quando há pouca incidência de raios ultravioletas.
“O projeto do sistema híbrido, utilizando o inversor Fronius GEN24 Plus da Fronius, ainda oferece dois recursos de fornecimento de energia de emergência extra”, explica.
O PV Point, conta com uma tomada para cargas monofásicas de até 3kW, que fornece eletricidade em caso de falha na rede de energia e, permite o carregamento de pequenos dispositivos como smartphone e laptop. O segundo recurso, chamado de Full Backup, mantém o abastecimento de energia para toda a casa quando há queda de energia da rede.
E para usar a energia gerada com máxima eficiência, o sistema conta com a ferramenta de monitoramento Solar.web da Fronius, que permite identificar e otimizar os pontos de maior consumo de eletricidade, gerenciando o fornecimento de energia proveniente do sol ou fornecida pela bateria, priorizando a energia com maior disponibilidade no momento.
“O sistema fotovoltaico e de armazenamento foi adaptado para as necessidades de uma família, mas pode ser maximizado no futuro com instalação de módulos de armazenamento adicionais, caso haja um aumento no consumo com a compra de um carro elétrico, por exemplo”, conclui Martins.
17 de dezembro 2025
17 de dezembro 2025
17 de dezembro 2025
17 de dezembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade