Assessoria de Imprensa
27/08/2020 11h00 | Atualizada em 27/08/2020 13h28
A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), está em obras para a recuperação do pavimento asfáltico, o que exigiu o fechamento total da pista por 32 dias para aplicação de uma camada porosa de atrito (CPA).
Esta tecnologia melhora a capacidade de drenagem, aumentando a aderência do pneu das aeronaves ao pavimento, reduzindo a possibilidade de aquaplanagem.
Com investimento de R$ 11,5 milhões, as obras começaram no dia 5 de agosto e devem estar concluídas no dia 5 de setembro. Neste período, apenas a pista auxiliar do Aeroporto está em operação. Para a execução dos serviços de
...A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), está em obras para a recuperação do pavimento asfáltico, o que exigiu o fechamento total da pista por 32 dias para aplicação de uma camada porosa de atrito (CPA).
Esta tecnologia melhora a capacidade de drenagem, aumentando a aderência do pneu das aeronaves ao pavimento, reduzindo a possibilidade de aquaplanagem.
Com investimento de R$ 11,5 milhões, as obras começaram no dia 5 de agosto e devem estar concluídas no dia 5 de setembro. Neste período, apenas a pista auxiliar do Aeroporto está em operação. Para a execução dos serviços dentro do prazo estabelecido, foram alocadas equipes 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para evitar acidentes durante os pousos e decolagens e também entre veículos que levam cargas aos aviões estão sendo instalados sinalizadores que alertam onde há interdição de tráfego, indicando o caminho a seguir.
Para orientar o tráfego de veículos, a LedsAirports, empresa responsável pela instalação dos sinalizadores, está utilizando semáforo solar móvel, desenvolvido pela Damata Solar, empresa paulista que produz sinalizadores de balizamento nas áreas de segurança aérea, náutica e terrestre.
A Damata Solar criou o semáforo solar móvel com o objetivo de oferecer maior segurança aos motoristas e pedestres em áreas onde há necessidade de redução de velocidade por motivo de fiscalizações, radares móveis, obras viárias, saída de caminhões e treminhões de estradas vicinais para vias expressas e para organizar entrada de veículos em estacionamentos de grandes espetáculos.
Em busca de sinalizadores para instalar nas obras do aeroporto o empresário João Teixeira, proprietário da LedsAirports, visitou a sede da Damata Solar e quando viu o semáforo solar adotou a ideia. Alugou duas unidades para organizar o trafego interno de veículos no aeroporto.
“Estivemos na Damata comprando sinalizadores e eles me mostraram um semáforo móvel alimentado por energia solar. Aluguei o equipamento para fazer o controle de fluxo de caminhões no aeroporto. Chegando ao aeroporto, em alguns minutos instalamos o semáforo solar, que foi logo aceito por todos”, afirmou Teixeira.
04 de abril 2025
03 de abril 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade