Assessoria de Imprensa
09/10/2024 13h14
No 1º semestre de 2024, o número de roubos e furtos de cargas no país aumentou 1,1% em comparação ao mesmo período de 2023.
Relatório da Nstech, que inclui dados das operações monitoradas pelas gerenciadoras BRK, Buonny e Opentech, indica aumento de 1,1% nos roubos de cargas no 1º semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Região Sudeste lidera o ranking com maior incidência, representando 80,6% do total no período, apresentando leve redução em comparação aos 83,4% a igual período de 2023.
A alta tem sido atribuída a diversos fatores, co
...No 1º semestre de 2024, o número de roubos e furtos de cargas no país aumentou 1,1% em comparação ao mesmo período de 2023.
Relatório da Nstech, que inclui dados das operações monitoradas pelas gerenciadoras BRK, Buonny e Opentech, indica aumento de 1,1% nos roubos de cargas no 1º semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Região Sudeste lidera o ranking com maior incidência, representando 80,6% do total no período, apresentando leve redução em comparação aos 83,4% a igual período de 2023.
A alta tem sido atribuída a diversos fatores, como a crescente organização de quadrilhas especializadas, a falta de investimentos em infraestrutura de segurança nas rodovias e a ausência de políticas públicas eficazes para o setor.
O roubo de cargas tem se tornado um negócio lucrativo, principalmente, porque – segundo a IBL Logística – “muitas empresas não investem em sistemas de monitoramento ou na instalação simples de uma trava no baú, o que poderia impedir a ação”.
Ao longo dos últimos anos, a empresa do Grupo IBL investiu cerca de R$ 6 milhões para lançar um novo conceito de rastreamento avançado para o transporte de cargas.
Anualmente, 4% do faturamento da companhia é destinado à prevenção, incluindo novos sistemas de monitoramento implementados em parceria com fornecedores.
“A customização de software e a melhoria dos serviços relacionados buscam otimizar a eficiência do rastreamento, garantir respostas rápidas a possíveis não conformidades e fortalecer a inteligência embarcada”, explica o gerente de riscos da IBL Logística, Eulálio Toledo.
“Essas iniciativas visam, ainda, promover suporte contínuo à nossa Torre de Controle, responsável pela segurança e logística”, delineia.
Além disso, a companhia realizou ajustes nos perfis dos veículos e motoristas, considerando as particularidades de cada tipo de mercadoria e embarque.
“Com isso, otimizamos o uso dos recursos de transporte e garantimos que os planos de gestão de riscos dos nossos clientes sejam cumpridos integralmente, proporcionando segurança adicional tanto nas operações, quanto nas coberturas de seguros”, diz Toledo.
Também foram implementados postos avançados nos armazéns do grupo, que tem a função de identificar os volumes e valores embarcados em cada veículo e fiscalizar os processos de segurança.
A ação garante a prevenção de saídas irregulares, reforçando a gestão de riscos.
Ainda entre as ações, está a antecipação da renovação das apólices de seguro, inicialmente prevista para dezembro.
“Diante das recentes catástrofes climáticas no Sul e de seu impacto no mercado segurador, iniciamos conversas com corretoras para garantir melhores condições de cobertura antes de possíveis reajustes e podermos utilizar o saving para robustecer a segurança”, comenta o gerente.
18 de dezembro 2024
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