Energia
19/01/2010 16h38 | Atualizada em 19/01/2010 19h56
O metano retido no solo do Aterro Controlado de Gramacho, um dos maiores passivos ambientais da Região Metropolitana, vai ser transformado em energia. A Gás Verde S.A., formada por um consórcio de empresas de gestão ambiental, levará cerca de 75 milhões de metros cúbicos por ano do gás até a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) para alimentar os fornos da indústria. A Petrobras, que nesta segunda-feira assinou o contrato de compra do metano por 15 anos (prorrogáveis por mais cinco), vai comercializar o gás natural não mais utilizado pela Reduc. O volume economizado é equivalente a todo o consumo residencial anual de gás do estado. O acordo foi as
...O metano retido no solo do Aterro Controlado de Gramacho, um dos maiores passivos ambientais da Região Metropolitana, vai ser transformado em energia. A Gás Verde S.A., formada por um consórcio de empresas de gestão ambiental, levará cerca de 75 milhões de metros cúbicos por ano do gás até a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) para alimentar os fornos da indústria. A Petrobras, que nesta segunda-feira assinou o contrato de compra do metano por 15 anos (prorrogáveis por mais cinco), vai comercializar o gás natural não mais utilizado pela Reduc. O volume economizado é equivalente a todo o consumo residencial anual de gás do estado. O acordo foi assinado nesta segunda em cerimônia no Palácio da Cidade.
Retirado da atmosfera, o metano - 21 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono para o aquecimento global - deve gerar ainda, durante o contrato, cerca de R$ 253,9 milhões em créditos de carbono. O valor pago pela Petrobras pelo gás não foi informado. Parte dos recursos será aplicada em projetos de auxílio aos catadores de lixo e de recuperação de mangues. O restante será dividido entre a concessionária, a Comlurb e as prefeituras do Rio e de Duque de Caxias.
O prefeito Eduardo Paes comemorou a solução do passivo de Gramacho:
- Por anos, o aterro foi tratado como o grande problema da Região Metropolitana. Hoje, temos a situação resolvida quando se esgotar a capacidade do aterro. O que era problema se tornou solução.
A Gás Verde vai investir R$ 60 milhões para criar a infraestrutura necessária ao aproveitamento do gás na Reduc. A empresa construirá um duto de cerca de um quilômetro - distância que separa o aterro da indústria. Segundo a empresa, depois da desativação do aterro, o metano ainda pode ser aproveitado por 15 anos. Atualmente, o gás gerado por Gramacho é queimado na Usina de Biogás do aterro, para reduzir as emissões de carbono na atmosfera.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade