P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Energia
Voltar

Energia

RJ: Metano de Gramacho vai abastecer a Reduc

19/01/2010 16h38 | Atualizada em 19/01/2010 19h56


O metano retido no solo do Aterro Controlado de Gramacho, um dos maiores passivos ambientais da Região Metropolitana, vai ser transformado em energia. A Gás Verde S.A., formada por um consórcio de empresas de gestão ambiental, levará cerca de 75 milhões de metros cúbicos por ano do gás até a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) para alimentar os fornos da indústria. A Petrobras, que nesta segunda-feira assinou o contrato de compra do metano por 15 anos (prorrogáveis por mais cinco), vai comercializar o gás natural não mais utilizado pela Reduc. O volume economizado é equivalente a todo o consumo residencial anual de gás do estado. O acordo foi as

...

O metano retido no solo do Aterro Controlado de Gramacho, um dos maiores passivos ambientais da Região Metropolitana, vai ser transformado em energia. A Gás Verde S.A., formada por um consórcio de empresas de gestão ambiental, levará cerca de 75 milhões de metros cúbicos por ano do gás até a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) para alimentar os fornos da indústria. A Petrobras, que nesta segunda-feira assinou o contrato de compra do metano por 15 anos (prorrogáveis por mais cinco), vai comercializar o gás natural não mais utilizado pela Reduc. O volume economizado é equivalente a todo o consumo residencial anual de gás do estado. O acordo foi assinado nesta segunda em cerimônia no Palácio da Cidade.

Retirado da atmosfera, o metano - 21 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono para o aquecimento global - deve gerar ainda, durante o contrato, cerca de R$ 253,9 milhões em créditos de carbono. O valor pago pela Petrobras pelo gás não foi informado. Parte dos recursos será aplicada em projetos de auxílio aos catadores de lixo e de recuperação de mangues. O restante será dividido entre a concessionária, a Comlurb e as prefeituras do Rio e de Duque de Caxias.

O prefeito Eduardo Paes comemorou a solução do passivo de Gramacho:

- Por anos, o aterro foi tratado como o grande problema da Região Metropolitana. Hoje, temos a situação resolvida quando se esgotar a capacidade do aterro. O que era problema se tornou solução.

A Gás Verde vai investir R$ 60 milhões para criar a infraestrutura necessária ao aproveitamento do gás na Reduc. A empresa construirá um duto de cerca de um quilômetro - distância que separa o aterro da indústria. Segundo a empresa, depois da desativação do aterro, o metano ainda pode ser aproveitado por 15 anos. Atualmente, o gás gerado por Gramacho é queimado na Usina de Biogás do aterro, para reduzir as emissões de carbono na atmosfera.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade