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Renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica pode movimentar cerca de R$ 30 bi

Proposta prevê cerca de R$ 24 bi para modernização da ferrovia e aquisição de vagões e locomotivas

Assessoria de Imprensa

27/08/2024 13h01 | Atualizada em 28/08/2024 10h40


A conclusão da renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, promete propiciar um novo ciclo de investimentos para a aquisição de vagões, locomotivas e modernização da malha da ferrovia.

A proposta dfoi aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agora será levada a audiências públicas.

De acordo com as estimativas, a renovação antecipada da FCA aumentará em 46% o volume de cargas transportadas em um novo ciclo da concessão.

“A renovação antecipada é um projeto moderno, que nasce dent

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A conclusão da renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, promete propiciar um novo ciclo de investimentos para a aquisição de vagões, locomotivas e modernização da malha da ferrovia.

A proposta dfoi aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agora será levada a audiências públicas.

De acordo com as estimativas, a renovação antecipada da FCA aumentará em 46% o volume de cargas transportadas em um novo ciclo da concessão.

“A renovação antecipada é um projeto moderno, que nasce dentro do novo formato do governo federal para processos do gênero e já incorpora inovações regulatórias recentes em seu escopo”, afirma Fábio Marchiori, CEO e CFO da VLI.

“Por isso, acreditamos que possa ser o símbolo de uma nova era de transformação na logística nacional, ao direcionar recursos para a modernização do modal ferroviário, além de investimentos que irão fortalecer nossa indústria, elevar a eficiência de setores estratégicos para a economia nacional”, acrescenta.

Investimentos – O plano de renovação prevê investimentos na linha férrea e na aquisição de vagões e locomotivas.

Os investimentos têm como foco a modernização e a ampliação da infraestrutura logística a partir de obras para construção de novos trechos e ramais ferroviários, realocação de pátios de cargas e soluções integradas para resolução de conflitos rodoferroviários.

Já o investimento em vagões e ferrovias proporcionará um forte estímulo às fabricantes nacionais de material rodante.

Está prevista também a construção de novos pátios ferroviários, proporcionando mais agilidade ao evitar que composições precisem aguardar paradas o trânsito de trens em sentido oposto.

Outra melhoria é a adoção de um sistema de comunicação em parte da malha com padrão internacional, aprimorando a segurança da operação

Além disso, a renovação antecipada inclui R$ 5 bilhões em outorga e em compensações.

Nesse último ponto, o destaque é a realização de obras de resolução de conflitos urbanos, com investimentos e intervenções que poderão ser realizadas em 35 cidades, em um total de 80 obras.

Também está prevista a construção do acesso ferroviário ao Porto de Aratu, na Bahia, com 2,5 km de extensão, para atender à crescente movimentação do agronegócio da região.

Com a assinatura do novo contrato, cerca de 10 mil postos de trabalho diretos devem ser gerados, projeta a VLI.

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