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Queiroz Galvão vence licitação federal após sete anos

Empresa conquista obra de R$ 938 mi na transposição do São Francisco

Folha de S.Paulo

10/06/2021 11h00 | Atualizada em 10/06/2021 14h18


A construtora Queiroz Galvão voltou a vencer uma licitação do governo federal depois de sete anos. A empreiteira assumirá a construção de um trecho adicional de 115 km da transposição do rio São Francisco.

No certame, a companhia apresentou o menor preço (R$ 938,5 milhões) entre as concorrentes. O atual edital estimava a etapa da obra em R$ 1,04 bilhão.

Iniciada em 2007, a transposição do rio São Francisco teve 477 km divididos em dois eixos (leste e norte). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o investimento total no projeto está estimado em R$ 19,5 bilhões.

A obra em questão trata do ramal do rio Apodi, que levará água do eixo norte da transposição do São Francisco para 48 municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ao todo, 750 mil habitantes serão beneficiados, segundo o MDR.

A previsão é que a obra seja concluída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer no fim de junho.

A empreiteira não ganhava grandes concorrências do gov

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A construtora Queiroz Galvão voltou a vencer uma licitação do governo federal depois de sete anos. A empreiteira assumirá a construção de um trecho adicional de 115 km da transposição do rio São Francisco.

No certame, a companhia apresentou o menor preço (R$ 938,5 milhões) entre as concorrentes. O atual edital estimava a etapa da obra em R$ 1,04 bilhão.

Iniciada em 2007, a transposição do rio São Francisco teve 477 km divididos em dois eixos (leste e norte). Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o investimento total no projeto está estimado em R$ 19,5 bilhões.

A obra em questão trata do ramal do rio Apodi, que levará água do eixo norte da transposição do São Francisco para 48 municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Ao todo, 750 mil habitantes serão beneficiados, segundo o MDR.

A previsão é que a obra seja concluída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer no fim de junho.

A empreiteira não ganhava grandes concorrências do governo federal desde 2014. A construtora, porém, manteve obras em andamento ao longo dos anos e venceu concorrências estaduais e municipais, como as obras do VLT (veículo leve sobre trilhos) da Baixada Santista, por R$ 217,7 milhões.

“Desde 2020, a empreiteira participou de três licitações, tornando-se a vencedora da disputa de Apodi em razão do melhor preço”, afirmou a construtora ao jornal Folha de S.Paulo.

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