Assessoria de Imprensa
24/02/2025 11h32
Segundo estudo da FGVcev (Centro de Excelência do Varejo), divulgado pela FGV EAESP, em 2024, a estimativa é que as vendas tenham crescido cerca de 4,9% no comércio de material de construção.
Esse crescimento foi impulsionado, entre outros fatores, por um aumento na renda, desemprego em queda e disponibilidade de crédito.
Já o ano de 2025 deve ser mais desafiador, com cenários que envolvem juros mais altos, maior custo do crédito, maior pressão inflacionária, com possíveis impactos nos níveis de endividamento e inadimplência.
É o que analisa a consultora do Instituto de Pesquisas da Associação
...Segundo estudo da FGVcev (Centro de Excelência do Varejo), divulgado pela FGV EAESP, em 2024, a estimativa é que as vendas tenham crescido cerca de 4,9% no comércio de material de construção.
Esse crescimento foi impulsionado, entre outros fatores, por um aumento na renda, desemprego em queda e disponibilidade de crédito.
Já o ano de 2025 deve ser mais desafiador, com cenários que envolvem juros mais altos, maior custo do crédito, maior pressão inflacionária, com possíveis impactos nos níveis de endividamento e inadimplência.
É o que analisa a consultora do Instituto de Pesquisas da Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Katia Ratnieks. “Ainda assim, projeções do estudo da FGVcev apontam para um crescimento de 2,5% em 2025, do varejo de material de construção”, aponta.
Os dados foram recebidos com apreensão por lojistas do setor.
"A projeção baixa de crescimento é motivo de preocupação para os comerciantes de material de construção, uma vez que fica abaixo da inflação estimada para o ano. Além disso, a taxa de juros elevada e a escassez de crédito para construção impactam diretamente o desempenho do setor, dificultando investimentos e a recuperação do consumo. Precisamos de ações que estimulem o acesso ao crédito e incentivem a construção civil, um dos motores da economia nacional. O momento exige atenção redobrada e diálogo para evitar uma desaceleração ainda maior do varejo da construção", analisa o presidente da Anamaco, Cassio Tucunduva, que representa mais de 150 mil lojistas em todo o Brasil.
Ano passado terminou em alta - O Termômetro do Varejo da Construção Civil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Anamaco em parceria com a Juntos Somos Mais, traz dados importantes sobre o desempenho do setor.
O Business Tracking Anamaco realizado de 6 a 10 de janeiro de 2025 janeiro referente a dezembro, apontam percepção de aumento vendas geral no setor de material de construção no Brasil de 47% para 51%, com destaques para Sudeste (de 44% para 50%), Norte (de 48% para 52%) e expressivamente o Nordeste de 51% para 61%, em comparação com o mês anterior.
Desempenho regional - Em novembro de 2024, o percentual de lojas que perceberam crescimento nas vendas manteve-se estável em relação a outubro.
No entanto, ao analisar as regiões, observa-se que a maioria das lojas registrou aumento nas vendas. O Nordeste e o Centro-Oeste apresentaram os maiores percentuais de crescimento (51%), seguidos pelo Sul (50%), Norte (48%) e Sudeste (44%). Já o saldo entre crescimento e retração foi maior no Sul e no Nordeste (41 pontos percentuais), enquanto o Sudeste teve o menor saldo (30 pontos).
Em dezembro de 2024, em comparação com novembro, o Nordeste apresentou o maior saldo entre crescimento e retração (53 pontos percentuais), impulsionado pelo maior percentual de lojas que perceberam aumento nas vendas (61%). O Norte também teve um saldo expressivo (42 pontos). Já o Sul registrou o menor saldo (29 pontos), refletindo um percentual de crescimento inferior ao das demais regiões (43%) e um número maior de lojas que perceberam queda (14%).
Na comparação com novembro de 2023, todas as regiões apresentaram crescimento expressivo, com destaque para o Norte, que registrou uma variação de 37% em relação ao mês anterior, quando o crescimento havia sido de 30%.
24 de fevereiro 2025
20 de fevereiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade