P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
CENÁRIO
Voltar

Petrobras desenvolve asfalto que mitiga emissões de gases de efeito estufa

Aplicação do CAP Pro começou em rodovia do estado de Minas Gerais

Assessoria de Imprensa

10/04/2023 14h34 | Atualizada em 12/04/2023 14h19


O primeiro uso em pista do CAP Pro, novo asfalto desenvolvido pela Petrobras, ocorreu na última semana de março, na rodovia BR 365, próximo à cidade de Ituiutaba (MG).

O CAP Pro possibilita a redução de até 35% do consumo de energia na etapa de usinagem da massa asfáltica (em relação ao processo convencional). Estudos também apontam emissões estimadas de gases de efeito estufa até 65% menores. Além disso, o novo asfalto permite um maior uso de material reciclado no concreto asfáltico (RAP – Reclaimed Asphalt Pavement).

O concreto asfáltico (ou revestimento asfáltico) é uma mistura de

...

O primeiro uso em pista do CAP Pro, novo asfalto desenvolvido pela Petrobras, ocorreu na última semana de março, na rodovia BR 365, próximo à cidade de Ituiutaba (MG).

O CAP Pro possibilita a redução de até 35% do consumo de energia na etapa de usinagem da massa asfáltica (em relação ao processo convencional). Estudos também apontam emissões estimadas de gases de efeito estufa até 65% menores. Além disso, o novo asfalto permite um maior uso de material reciclado no concreto asfáltico (RAP – Reclaimed Asphalt Pavement).

O concreto asfáltico (ou revestimento asfáltico) é uma mistura de, aproximadamente, 5% de cimento asfáltico de petróleo (CAP) e 95% de agregados minerais (brita).

A preparação do material é chamada de usinagem, quando ocorre a mistura à quente dos seus componentes para posterior transporte e aplicação em pista. Nas etapas de usinagem e aplicação em pista, o concreto asfáltico com CAP Pro pode ser preparado em temperaturas até 40°C menores do que as usuais, gerando economia de energia.

Com menores temperaturas de aplicação, menores são também as emissões de gases do efeito estufa e demais vapores, refletindo em ganhos ao meio ambiente e em condições de trabalho.

O CAP Pro foi desenvolvido e testado no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro, com excelentes resultados.

O produto foi desenvolvido com o uso de aditivos, garantindo desempenho similar ou superior ao da massa asfáltica produzida pela rota convencional.

Para os primeiros usos em pista, em escala maior e em condições reais de aplicação, a Petrobras conta com a parceria de concessionárias. Essa primeira fase de operacionalização deve se estender ao longo do mês de abril em outras rodovias.

Benefícios – Além dos ganhos ambientais e nas condições de trabalho, o CAP Pro agrega valor e melhorias operacionais associadas à usinagem e aplicação, gerando benefícios para os agentes da cadeia (construtoras, usinas de asfaltos, concessionárias e órgãos gestores de rodovias).

Outra característica do CAP Pro é permitir a pavimentação em dias mais frios, sem modificações em processos ou equipamentos dos empreiteiros, possibilitando a pavimentação de maiores distâncias com a mesma massa asfáltica. Para o usuário final da rodovia, também há uma vantagem relacionada à liberação da pista após a aplicação, que tende a ser mais rápida.

Após o período de uso pelas concessionárias parceiras, o asfalto será oferecido ao mercado no segundo semestre deste ano.

“Estamos dando mais um passo para atender às demandas por produtos mais sustentáveis, inserindo no mercado um asfalto com muitos benefícios em relação ao convencional”, diz gerente executivo de Comercialização no Mercado Interno, Sandro Barreto, o CAP Pro.

Para Viviana Coelho, gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras, a companhia tem como um dos seus objetivos contribuir para a transição energética.

“Com investimentos em tecnologia, temos buscado soluções para produtos cada vez mais sustentáveis. O CAP Pro é um exemplo concreto de um produto com menor emissão de gases de efeito estufa, menor emanação de vapores, mais segurança na aplicação e ganhos de eficiência no processo de pavimentação para toda a sociedade”.

Inicialmente, o novo asfalto deve ser produzido, para os primeiros lotes de comercialização, na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP).

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade