Assessoria de Imprensa
11/01/2023 15h42
A Petrobras deu mais um passo importante para um futuro de baixo carbono: assinou acordo com a Oil & Gas Methane Partnership (OGMP) 2.0, iniciativa global coordenada pela ONU dedicada à quantificação e gestão de emissões de metano, com foco na mitigação das mudanças climáticas.
Reconhecida como a mais relevante do setor em transparência e credibilidade no fornecimento de dados sobre emissões, a OGMP reúne mais de 80 empresas da indústria, com coordenação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Climate and Clean Air Coalition (CCAC) – organização voluntária
...A Petrobras deu mais um passo importante para um futuro de baixo carbono: assinou acordo com a Oil & Gas Methane Partnership (OGMP) 2.0, iniciativa global coordenada pela ONU dedicada à quantificação e gestão de emissões de metano, com foco na mitigação das mudanças climáticas.
Reconhecida como a mais relevante do setor em transparência e credibilidade no fornecimento de dados sobre emissões, a OGMP reúne mais de 80 empresas da indústria, com coordenação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Climate and Clean Air Coalition (CCAC) – organização voluntária mundial em prol da redução de emissões de gases de efeito estufa.
“A mitigação das emissões de gases de efeito estufa metano é um compromisso Petrobras e tem grande relevância para agenda de combate às mudanças climáticas. É considerada uma prioridade de curto prazo pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês)”, ressalta Rafael Chaves, Diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade.
A adesão à OGMP 2.0, explica Chaves, é uma iniciativa que contribuirá para consolidar uma grande conquista: já foram reduzidos em 55% a intensidade de emissões de metano no upstream entre 2015 e 2022. “Tão importante quanto atingir os resultados desafiadores é manter a performance nos próximos anos, com transparência e com aprimoramento da medição das emissões em nossas operações”, diz.
A atuação da Petrobras contribui também para o posicionamento do Brasil frente ao Global Methane Pledge, que prevê redução de 30% das emissões de metano até 2030 (com base em 2020).
Em paralelo, a companhia coopera com o desenvolvimento do painel global de monitoramento de flaring, disponibilizado em plataforma na web pelo fundo GGFR (Global Gas Flaring Reduction Partnership).
“A adesão à OGMP reflete o valor da transparência e a importância que atribuímos à medição das emissões. Esperamos que a parceria possa acelerar nossos esforços para continuar reduzindo as emissões de metano em nossas operações, em linha com a iniciativa Aiming for Zero Methane Emissions da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), da qual somos signatários”, destaca Viviana Coelho, gerente executiva de Mudanças Climáticas.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade