Assessoria de Imprensa
08/10/2025 11h10 | Atualizada em 08/10/2025 11h13
A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta quarta-feira (8) a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas.
Em setembro, a sondagem indica que 11% das empresas consideram que deve haver aumento no volume de vendas no trimestre, enquanto 61% mostram expectativa de estabilidade e 28% consideram projetam queda.
O estudo revela ainda que a avaliação das vendas no mercado interno em setembro foi predominantemente moderada, com 44% dos associados avaliando o desempenho como bom, 39% como
...A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta quarta-feira (8) a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas.
Em setembro, a sondagem indica que 11% das empresas consideram que deve haver aumento no volume de vendas no trimestre, enquanto 61% mostram expectativa de estabilidade e 28% consideram projetam queda.
O estudo revela ainda que a avaliação das vendas no mercado interno em setembro foi predominantemente moderada, com 44% dos associados avaliando o desempenho como bom, 39% como regular e 17% como ruim.
Em comparação aos resultados consolidados de agosto, houve leve alteração, com 28% das empresas que consideraram o desempenho bom, 28% regular, 39% ruim e 6% muito ruim.
Para outubro, a projeção aponta uma expectativa mais cautelosa, com 39% das empresas projetando bom desempenho, 56% regular e 6% ruim.
Em relação às ações do governo para o desenvolvimento do setor a médio prazo (próximos 12 meses), a pesquisa revela que 61% das lideranças se mostram indiferentes, enquanto 39% demonstram pessimismo quanto às medidas para o mercado interno.
Quanto às intenções de investimento, apenas 44% das indústrias afirmam que planejam investir nos próximos 12 meses.
Houve uma queda de 11 pp em relação ao mês de agosto, quando 55% indicaram intenção de investimentos.
Em relação ao mercado externo, a sondagem indica que 27% das empresas consideram que pode haver aumento do volume de vendas no atual trimestre, ao passo que 47% das empresas consideram a possibilidade de estabilidade e 27%, de queda.
"O setor de construção civil segue com avaliações moderadas, com boas expectativas para o mercado interno e estabilidade para o volume de negócios", comenta Paulo Engler, presidente da Abramat.
“O cenário para exportações também aponta aumento ou estabilidade na maioria das avaliações, embora seja um período de cautela no segmento", argumenta.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade