Canal Rural
14/04/2022 11h00
A Embrapa Instrumentação, São Carlos -SP e a Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC) uniram esforços para implementar um projeto de pesquisa, visando equilibrar a produção agrícola com a preservação ambiental.
Para isso, assinaram um acordo que contempla a realização de ações diversificadas em saneamento básico rural na área da FCC, em Bebedouro, SP, como instalação de tecnologias e estudos sobre o reuso de biofertilizante na citricultura.
Firmado em janeiro deste ano, a cooperação técnica envolve a
...A Embrapa Instrumentação, São Carlos -SP e a Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC) uniram esforços para implementar um projeto de pesquisa, visando equilibrar a produção agrícola com a preservação ambiental.
Para isso, assinaram um acordo que contempla a realização de ações diversificadas em saneamento básico rural na área da FCC, em Bebedouro, SP, como instalação de tecnologias e estudos sobre o reuso de biofertilizante na citricultura.
Firmado em janeiro deste ano, a cooperação técnica envolve a utilização de duas soluções tecnológicas, já consolidadas no país, e alicerçadas nos critérios de sustentabilidade, baixo custo, fácil aplicação e replicabilidade, que caracterizam a Fossa Séptica Biodigestora e o Jardim Filtrante.
Desenvolvida pela Embrapa Instrumentação, a primeira tecnologia é destinada ao tratamento do esgoto do vaso sanitário, enquanto a segunda foi adaptada para despoluir águas residuárias ou águas cinza, oriundas de pias, chuveiros e tanques.
O sistema de Fossa Séptica Biodigestora, composto de tanques sequenciais de fermentação anaeróbia, com mais de 20 anos de benefícios gerados à população rural, deverá receber e tratar o esgoto produzido por pessoas que residem, trabalham, ou utilizam as instalações de quatro setores da Fundação Coopercitrus Credicitrus.
Adicionalmente, outras tecnologias de tratamento poderão ser adotadas onde a Fossa Séptica Biodigestora não puder ser utilizada, já que diferentes configurações de rede de esgoto são encontradas no local.
Estudos e capacitações – O valor global convencionado para execução da “Pesquisa, desenvolvimento e ações de transferência de tecnologias sociais de saneamento básico rural”, é de um pouco mais de R$1 milhão, porém, sem repasse de recursos de uma parte a outra.
Essa quantia corresponde a gastos com insumos, infraestrutura, pessoal, serviços, materiais e bolsas que as instituições vão suportar diretamente com a participação no projeto. Com prazo de execução em 36 meses, o projeto vai desenvolver estudos visando à elaboração de protocolos para reúso do efluente do esgoto tratado em áreas de citricultura e agricultura familiar.
De acordo com o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, responsável pelo projeto da Embrapa Instrumentação, explica que serão realizados ensaios agronômicos de reúso do biofertilizante em citricultura, visando a fertirrigação, a exemplo de experimentos já desenvolvidos em cultura de milho em São Carlos (SP).
Para que isto ocorra, o pesquisador explica que todos os efluentes a serem utilizados nos ensaios, serão caracterizados química e microbiologicamente, para melhor eficiência de uso e segurança na aplicação.
“A proposta com isso é aumentar o ciclo de vida da água e de nutrientes com segurança ao trabalhador, ao alimento e ao meio ambiente. Experimentos anteriores realizados pela Embrapa e textos internacionais, mostram que isso é perfeitamente possível. Um protocolo de manejo para citros será uma das entregas do projeto”, relata.
Simplicidade – A Fossa Séptica Biodigestora é uma tecnologia social simples, de fácil instalação, destinada ao tratamento do esgoto sanitário, de forma eficiente, em propriedades rurais e áreas isoladas.
A tecnologia foi reconhecida com o Prêmio da Fundação Banco do Brasil em 2003 e já beneficiou quase 60 mil pessoas com a instalação de 12 mil unidades em 260 municípios nas cinco regiões do Brasil, desde que foi criada em 2001.
O sistema de saneamento básico rural também é composto do Jardim Filtrante, um pequeno lago impermeabilizado, que contém pedras, areia e plantas aquáticas. É de fácil manutenção e é destinado ao tratamento do esgoto proveniente de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões, detergentes, restos de alimentos e gorduras – a chamada “água cinza”.
A tecnologia foi adaptada pela Embrapa para complementar o uso da Fossa Séptica Biodigestora e do Clorador Embrapa.
19 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade