Assessoria de Imprensa
23/05/2023 10h38 | Atualizada em 24/05/2023 13h36
O Governo do Paraná, em parceria com a União, anunciou no último dia 3 um pacote de concessão de rodovias federais e estaduais no estado. Essa iniciativa outorga seis lotes que totalizam 3.368 km e correspondem a R$ 56 bilhões em investimentos.
O novo sistema combina uma tarifa de pedágio mais baixa com um aporte financeiro em caso de deságio.
Com um desconto de 18% na tarifa, é exigido um aporte financeiro que aja como uma garantia e que pode ser utilizado caso a concessionária enfrente problemas para cumprir com os seus compromissos de investimento.
O leilão das rodovias estaduais e federais do Paraná está previsto para a &
...O Governo do Paraná, em parceria com a União, anunciou no último dia 3 um pacote de concessão de rodovias federais e estaduais no estado. Essa iniciativa outorga seis lotes que totalizam 3.368 km e correspondem a R$ 56 bilhões em investimentos.
O novo sistema combina uma tarifa de pedágio mais baixa com um aporte financeiro em caso de deságio.
Com um desconto de 18% na tarifa, é exigido um aporte financeiro que aja como uma garantia e que pode ser utilizado caso a concessionária enfrente problemas para cumprir com os seus compromissos de investimento.
O leilão das rodovias estaduais e federais do Paraná está previsto para a última semana de agosto e tem a perspectiva de gerar um investimento de cerca de R$ 18 bilhões somente nos dois primeiros lotes, que totalizam mais de 1.000 km.
A estimativa é atrair até R$ 50 bilhões em investimentos. Para Silvio Kasnodzei, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), a notícia é extremamente positiva para o segmento do transporte rodoviário de cargas (TRC).
“Isso significa melhorar a produtividade e diminuir custos e riscos. O pedágio só nos traz benefícios, e, com certeza, a maior parte dos usuários das estradas só percebeu o quanto ele é importante quando deixou de existir”, afirma Kasnodzei.
“Portanto, vemos esse investimento como um grande benefício, pois vai ajudar o transporte, a indústria e o consumidor final, uma vez que reflete de forma direta no preço do frete”, acrescenta.
Além disso, o presidente do Setcepar está otimista em relação ao desenvolvimento do TRC neste ano, mesmo diante dos desafios econômicos.
"Apesar dos sinais que apontam para um ano difícil, temos a convicção e estamos apostando que teremos um 2023 melhor do que o ano anterior", diz.
Segundo Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes, a concessão é extremamente importante para o setor.
“Vamos olhar para frente e acreditar que teremos rodovias de primeiro mundo para escoar nossa safra, bem como, futuramente, ferrovias melhoradas – visto que o governo do estado também já está buscando viabilizar este projeto – para, então, darmos sequência na produtividade e reduzir o nosso custo”, comenta.
Ainda de acordo com o diretor, o pacote de concessão deve elevar o Paraná a outro nível, assim como é hoje São Paulo, com rodovias seguras e funcionais.
“Temos um agronegócio exportador, que continua sendo a máquina que eleva o PIB do país”, observa.
“Além disso, o governo estadual já está buscando viabilizar projetos de melhoria nas ferrovias, o que deve contribuir ainda mais para a logística do transporte de cargas na região”, conclui Ghelere.
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