Folha de S.Paulo
25/09/2024 10h01 | Atualizada em 25/09/2024 13h30
A estrada, com 22,7 km de extensão, está na fase final de acabamento. Ela vai ligar o trevo de Caraguatatuba ao porto de São Sebastião.
A estimativa é que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via, de acordo com o governo estadual, que não informou a perspectiva de trânsito em fins de semana e feriados.
O trecho norte, para quem vai a Ubatuba, foi inaugurado em dezembro do ano passado.
No total, os dois contornos (norte e sul) somam 33,9 km, incluindo acessos.
O contorno sul deverá tirar veículos que passam pelo trecho urbano da SP-055 em direção a Ilhabela e às praias que ficam às margens da rodo
...A estrada, com 22,7 km de extensão, está na fase final de acabamento. Ela vai ligar o trevo de Caraguatatuba ao porto de São Sebastião.
A estimativa é que 10,2 mil veículos circulem diariamente pela via, de acordo com o governo estadual, que não informou a perspectiva de trânsito em fins de semana e feriados.
O trecho norte, para quem vai a Ubatuba, foi inaugurado em dezembro do ano passado.
No total, os dois contornos (norte e sul) somam 33,9 km, incluindo acessos.
O contorno sul deverá tirar veículos que passam pelo trecho urbano da SP-055 em direção a Ilhabela e às praias que ficam às margens da rodovia Rio-Santos, a partir de São Sebastião.
A estimativa é que o trajeto, que termina na região do porto de São Sebastião e no acesso à balsa para Ilhabela, seja feito em até 18 minutos. A velocidade máxima da estrada será de 80 km/h.
Dos quase 34 km dos contornos norte e sul, metade é em pista simples, com a circulação de apenas um veículo por mão de direção.
De acordo com Allan Tinôco, gerente de engenharia da concessionária Tamoios, responsável pela obra desde 2021, e pela gestão da via, o modelo faz parte do projeto original, que a empresa apenas concluiu em uma parceria público-privada.
"Com certeza o fluxo vai fluir melhor que no trecho urbano. E teremos planos de contingência para dias de trânsito intenso", diz.
O gerente afirma ser possível fazer alterações no projeto no futuro, se o governo quiser. Em nota, a Secretaria de Parcerias e Investimentos, porém, diz que o conceito de duplicação não se aplica ali.
Haverá cobrança de pedágio nos dois sentidos, de R$ 5 para carros de passeio, pelo sistema free flow - pórticos com câmeras capazes de identificar as placas de veículos ou o sinal das tags e fazer a cobrança automática.
A fatura deverá ser paga no site da concessionária, em um aplicativo que será disponibilizado, ou pela leitura de tag instalada no para-brisa do veículo.
O pórtico será instalado no km 13,5 do contorno sul. O equipamento atualmente está em testes (sem cobrança) no km 16 da rodovia dos Tamoios.
Ao todo, o contorno sul soma 24 viadutos e pontes. São três túneis, sendo que um deles tem quase 3,5 km de extensão.
No total, 450 câmeras fazem a vigilância da estrada que, por enquanto, não terá radares de velocidade.
NA conclusão da obra, iniciada em outubro de 2013 pelo então governador Geraldo Alckmin (na época no PSDB, hoje no PSB), gera alívio e expectativa para quem depende do turismo no litoral norte.
A previsão era que os contornos ficassem prontos em 2017, mas em meio a atrasos, a obra parou de vez em 2018, devido à rescisão de contrato por parte de empreiteiras, segundo o governo, sendo retomada em 2021, pela atual concessionária.
Heloiza Lacerda Franco, presidente da Associação Comercial de Ilhabela, estima que a ocupação hoteleira cresça cerca 15% e recupere os 20% perdidos com os problemas provocados pelas recentes longas filas da balsa -em julho, a espera chegou a seis horas.
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