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24 de junho de 2021
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Nova tecnologia possibilita a geração de energia elétrica no interior dos pneus

Grupo Sumitomo Rubber e a Universidade de Kansai trabalham em conjunto para obter aplicações práticas para essa nova inteligência
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa que visa desenvolver uma nova tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu, através da instalação de um dispositivo (coletor de energia) dentro do pneu para aproveitar a eletricidade estática que é gerada internamente durante a rotação.

O Grupo Sumitomo Rubber anuncia que a pesquisa alcançou o resultado esperado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus sem o uso de baterias.

Esse avanço foi alcançado graças a função de carga adicionada no coletor de energia, bem como a otimização das estruturas e materiais envolvidos na coleta de carga de fricção, o que melhora muito a produção gerada.

Com essa última descoberta, o Grupo desenvolveu um sistema integrado que usa a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força, que por sua vez ativa e fornece energia para um sensor externo.

O teste mais recente mostrou que um pneu rodando a uma velocidade de 50km/h, produz mais de 800μW de potência através desse sistema, o que é suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.

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A Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa que visa desenvolver uma nova tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu, através da instalação de um dispositivo (coletor de energia) dentro do pneu para aproveitar a eletricidade estática que é gerada internamente durante a rotação.

O Grupo Sumitomo Rubber anuncia que a pesquisa alcançou o resultado esperado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus sem o uso de baterias.

Esse avanço foi alcançado graças a função de carga adicionada no coletor de energia, bem como a otimização das estruturas e materiais envolvidos na coleta de carga de fricção, o que melhora muito a produção gerada.

Com essa última descoberta, o Grupo desenvolveu um sistema integrado que usa a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força, que por sua vez ativa e fornece energia para um sensor externo.

O teste mais recente mostrou que um pneu rodando a uma velocidade de 50km/h, produz mais de 800μW de potência através desse sistema, o que é suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.

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