Assessoria de Imprensa
24/06/2021 11h00
A Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa que visa desenvolver uma nova tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu, através da instalação de um dispositivo (coletor de energia) dentro do pneu para aproveitar a eletricidade estática que é gerada internamente durante a rotação.
O Grupo Sumitomo Rubber anuncia que a pesquisa alcançou o resultado esperado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus sem o uso de baterias.
Esse avanço foi alcançado graças a função de carg
...A Sumitomo Rubber Industries tem trabalhado junto com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, em uma pesquisa que visa desenvolver uma nova tecnologia que pode gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu, através da instalação de um dispositivo (coletor de energia) dentro do pneu para aproveitar a eletricidade estática que é gerada internamente durante a rotação.
O Grupo Sumitomo Rubber anuncia que a pesquisa alcançou o resultado esperado ao permitir o fornecimento de energia a um sensor periférico de pneus sem o uso de baterias.
Esse avanço foi alcançado graças a função de carga adicionada no coletor de energia, bem como a otimização das estruturas e materiais envolvidos na coleta de carga de fricção, o que melhora muito a produção gerada.
Com essa última descoberta, o Grupo desenvolveu um sistema integrado que usa a eletricidade gerada pelo coletor de energia para carregar um circuito de controle de força, que por sua vez ativa e fornece energia para um sensor externo.
O teste mais recente mostrou que um pneu rodando a uma velocidade de 50km/h, produz mais de 800μW de potência através desse sistema, o que é suficiente para ativar um sensor externo e alcançar uma transmissão contínua.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade