Assessoria de imprensa
14/08/2025 04h40 | Atualizada em 14/08/2025 04h49
Faltando menos de um ano para o México voltar a sediar uma Copa do Mundo da FIFA, os três estádios que receberão partidas do torneio – Estádio Azteca (Cidade do México), Estádio BBVA (Monterrey) e Estádio Akron (Guadalajara) – passam por processos intensivos de modernização com o apoio de soluções digitais fornecidas pela Trimble.
Com tecnologias que integram todas as etapas do projeto em ambientes colaborativos, os estádios incorporaram metodologias inovadoras como o BIM (Modelagem da Informação da Construção) para garantir mais precisão, sustentabilidade e eficiência na execu&cced
Faltando menos de um ano para o México voltar a sediar uma Copa do Mundo da FIFA, os três estádios que receberão partidas do torneio – Estádio Azteca (Cidade do México), Estádio BBVA (Monterrey) e Estádio Akron (Guadalajara) – passam por processos intensivos de modernização com o apoio de soluções digitais fornecidas pela Trimble.
Com tecnologias que integram todas as etapas do projeto em ambientes colaborativos, os estádios incorporaram metodologias inovadoras como o BIM (Modelagem da Informação da Construção) para garantir mais precisão, sustentabilidade e eficiência na execução das obras.
De acordo com Carlos Costa, Diretor Técnico e de Vendas na Trimble Brasil, as soluções da Trimble possibilitam a antecipação de erros, redução de desperdícios, rastreabilidade em tempo real e controle total de qualidade, tudo em conformidade com os rígidos padrões exigidos pela FIFA
“A transformação digital na construção deixou de ser tendência e passou a ser uma necessidade. Em obras como as dos estádios da Copa do Mundo, as soluções da Trimble foram essenciais para garantir eficiência e precisão, do projeto à entrega”, afirma Costa.
Esse desempenho já foi comprovado em outras edições do torneio. Na Copa do Mundo FIFA 2014, realizada no Brasil, nove estádios foram modelados com o Tekla Structures, incluindo a Arena da Amazônia e a Arena da Baixada.
Nesses projetos, a funcionalidade multiusuário possibilitou aumento de 30% em eficiência, enquanto a API Aberta, junto à customização de relatórios e templates, resultou em ganho de 20% em produtividade.
Recursos como esse, permitem a economia de tempo, adaptação rápida dos modelos às alterações constantes e integração de equipes e processos – fatores decisivos para cumprir prazos apertados e lidar com desafios estruturais, como vãos livres de até 200 metros e o uso de milhares de toneladas de aço, mantendo altos padrões de qualidade, conforto e segurança.
A experiência brasileira de 2014 tornou-se um marco para a Trimble, servindo como referência para os projetos no México. As lições aprendidas na integração de equipes, otimização de prazos e adaptação a exigências internacionais agora se refletem nas modernizações de 2026, garantindo que os estádios mexicanos entreguem o mesmo nível de excelência.
“A digitalização permite conectar todos os envolvidos em uma única fonte de informação, reduzindo erros e retrabalhos, além de aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade dos projetos”, completa Costa.
14 de agosto 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade