P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
CENÁRIO
Voltar

Nordeste brasileiro apresenta cenário em expansão na construção civil

Segundo o Sinduscon, os principais estados revelam aquecimento do mercado, impulsionado por obras do Governo Federal, dos governos estaduais e municipais voltados para a ampliação de infraestrutura

Assessoria de Imprensa

18/07/2023 12h11 | Atualizada em 19/07/2023 13h13


O Nordeste brasileiro abriga várias cidades em expansão, entre elas Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió. A região tem apresentado aumento na construção de edifícios residenciais, comerciais e, no que tange à infraestrutura, no desenvolvimento de estradas, aeroportos e portos.

Além disso, projetos envolvendo a geração e distribuição de energia renovável, como parques eólicos e solares, têm ganhado destaque na região.

Para alguns representantes dos Sinduscon regionais, outro ponto favorável para o bom momento da indústria da construção na região tem sido o iminente imp

...

O Nordeste brasileiro abriga várias cidades em expansão, entre elas Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió. A região tem apresentado aumento na construção de edifícios residenciais, comerciais e, no que tange à infraestrutura, no desenvolvimento de estradas, aeroportos e portos.

Além disso, projetos envolvendo a geração e distribuição de energia renovável, como parques eólicos e solares, têm ganhado destaque na região.

Para alguns representantes dos Sinduscon regionais, outro ponto favorável para o bom momento da indústria da construção na região tem sido o iminente impulsionamento de obras do Governo Federal – Minha Casa, Minha Vida – e também projetos públicos de governos estaduais e municipais, com ampliação de infraestrutura.

De forma geral, o Nordeste do Brasil, historicamente, tem uma indústria da construção civil significativa, impulsionada por projetos residenciais, comerciais e de infraestrutura.

A região experimentou um crescimento econômico notável nas últimas décadas, o que levou a um aumento desta demanda.

De acordo com pesquisa do último ano feita pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a região Nordeste é a que registra maior intenção de compra de imóveis do mercado nacional.

Os dados coletados indicam que quatro em cada dez moradores dos estados do Nordeste estão em busca de um novo imóvel para investir.

Para o vice-presidente do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia), Ângelo Lorens Simões, o estado vive essa efervescência da demanda e registra interesse de incorporadoras de outras regiões.

"Temos espaço para incorporadoras do Sul e do Sudeste. A região está em constante desenvolvimento, tanto em infraestrutura como no mercado imobiliário, além de diversas obras públicas que estão em andamento”, disse.

Projetos do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, além das obras industriais, como a manutenção e ampliação da Refinaria de Mataripe, que foi vendida pela Petrobras para a Acelen – devem aquecer ainda mais o mercado regional. O Oeste baiano, com o agronegócio, é outra região que têm despertado o interesse do setor imobiliário na ampliação da sua infraestrutura.

O presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, ressalta que a base da construção civil local está moldada em três pilares essenciais: investir no capital humano, investir em tecnologia e inovação e pensar na responsabilidade social, ambiental e de governança das empresas.

Para Landim, outro aspecto importante são as tecnologias na indústria da construção, que melhoram o ambiente de trabalho e ganho na produtividade.

“Em especial, a utilização da BIM – Modelagem de Informações da Construção – vem se mostrando uma ferramenta muito poderosa para quebrar barreiras, principalmente as burocráticas, proporcionando uma grande revolução no momento da aprovação de projetos e emissão de alvarás. Vale lembrar que antecipar os custos da parte burocrática em uma obra pode representar uma economia em torno de 12% do valor total, segundo estudos divulgados pela CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção”, diz Landim.

Evento – É neste contexto de expansão da atividade do mercado da construção civil no Norte e Nordeste do país que acontece em Salvador (BA), de 20 a 22 de setembro, a 1ª Constru Nordeste, o primeiro grande encontro do setor, reunindo cerca de 100 empresas fornecedoras de produtos e serviços, além de entidades e profissionais de diversas áreas correlacionadas à construção civil, como designers, arquitetos, e empresas.

A escolha da capital baiana levou em consideração que 5% do PIB da construção civil nacional corresponde à Bahia, que concentra 30% da construção, conforme dados do Sinduscon/BA.

A 1ª Constru Nordeste levará a Salvador os stakeholders do ecossistema da Construção Civil. Além de engenheiros, arquitetos, profissionais de design de interiores, gestores públicos e privados e estudantes.

“Almejamos que a Constru Nordeste seja um ambiente catalisador de negócios, fornecedor de novas tecnologias e conhecimento técnico para toda a indústria da construção civil. Com isso, buscamos o fortalecimento do segmento e da economia local. A Bahia precisa se apoderar da sua relevância nesta indústria perante o Norte e Nordeste do Brasil”, afirmou o diretor de Gestão e Relações Institucionais da Rede Bahia, parceiro oficial do evento, Guilherme Lopes.

Serviço:
Constru Nordeste – 1ª Expo Construção do Nordeste

Local: Centro de Convenções - Salvador (BA).
Data: 20 a 22 de setembro de 2023.
Horário: das 11h às 21h.
Mais informações e credenciamento: Clique aqui

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade