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Nesp escolhe escritório que irá desenvolver novo projeto

O Novo Entreposto de São Paulo, em Perus, terá projeto da MV Escritório de Projetos e Marcel Monacelli Arquitetura e incluirá em seu complexo um hotel

Assessoria de Imprensa

25/05/2017 11h39 | Atualizada em 25/05/2017 16h49


O Comitê de Projetos do NESP, composto por 20 permissionários envolvidos diretamente nas soluções de estrutura física e logística do novo entreposto, optou pelo projeto com maior proximidade das necessidades apresentadas. “Buscamos, principalmente, infraestrutura e disciplina. Ruas dimensionadas para circulação de caminhões, controle de portaria, horário para carga e descarga, otimização do espaço físico e prestação de serviços.”, explica Rafael Benassi, coordenador do Comitê de Projetos do NESP. “Esses fatores foram encontrados nos mais importantes mercados de entrepostos do mundo e solicitamos aos escritórios que os projetos se aproximassem daquilo que usamos como

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O Comitê de Projetos do NESP, composto por 20 permissionários envolvidos diretamente nas soluções de estrutura física e logística do novo entreposto, optou pelo projeto com maior proximidade das necessidades apresentadas. “Buscamos, principalmente, infraestrutura e disciplina. Ruas dimensionadas para circulação de caminhões, controle de portaria, horário para carga e descarga, otimização do espaço físico e prestação de serviços.”, explica Rafael Benassi, coordenador do Comitê de Projetos do NESP. “Esses fatores foram encontrados nos mais importantes mercados de entrepostos do mundo e solicitamos aos escritórios que os projetos se aproximassem daquilo que usamos como inspiração para planejar o novo entreposto”, acrescenta Benassi, que viajou à Europa em setembro de 2016, acompanhado dos demais membros do colegiado, para captar informações, ideias e conhecimento, em cinco mercados.

Os arquitetos Marcos Vieira e Marcel Monacelli do consórcio vencedor defendem que o ponto forte do projeto é a mobilidade interna e fluxos organizados. “Partimos do princípio de total reestruturação do mercado. Nosso projeto trabalha a questão de fluxo interno, com chegada e saída de caminhões, circulação de automóveis, estacionamento, carga e descarga. Tudo isso tem de ter sincronia e organização para que não haja o caos, como acontece nos entrepostos mais antigos do Brasil”, comenta o arquiteto Marcel Monacelli. “Além disso, prevemos soluções sustentáveis, como três quilômetros de ciclovia, iluminação natural, ventilação cruzada, tratamento de lixo e esgoto”, explica Marcos Vieira.

Após a aprovação do conceito, os arquitetos trabalharão em um projeto final que, depois de protocolado na Prefeitura de São Paulo, dentro de um ano possibilitará o início dos trabalhos de terraplenagem.

Sergio Benassi, presidente do NESP, aponta que serão gastos cerca de R$ 1,5 bilhão em projetos arquitetônicos, nivelamento de terreno, licença ambiental, definição de acesso e construção em geral. “Por se tratar de uma iniciativa privada, temos apoio de investidores e estamos em contato com fundos financeiros que irão auxiliar na execução como um todo”.

O Novo Entreposto de São Paulo terá de seis a oito pavilhões, para atender comerciantes de São Paulo e de outras localidades do País. Além do comércio hortifrutigranjeiro, o NESP visa proporcionar benefício aos funcionários, comerciantes e visitantes do mercado e também à população da região de Perus, Zona Norte da capital paulista. Para isso, os investimentos serão feitos, também, em prestação de serviços e hotel dentro do complexo que tem área de cerca de 800mil metros quadrados.

Benefício para São Paulo

Com o início das operações entre 2020 e 2021, o NESP “melhorará a eficiência logística e agilizará o frete, pois se localizará em ponto estratégico da malha de transportes – próximo à Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera e Rodoanel”, aponta Sérgio Benassi, afirmando: “Os custos da movimentação de mercadorias serão reduzidos, com impacto no preço final dos produtos. Além disso, número expressivo de caminhões será retirado da área urbana, com melhoria do trânsito e mitigação das emissões de poluentes”.

As instalações do NESP serão comparáveis aos grandes entrepostos da Europa, com estrutura mais adequada à comercialização de hortifrutigranjeiros, pescado e flores. “Isso melhorará a condição de trabalho dos produtores e comerciantes que terão boxes no local. Feirantes e pequenos e médios varejistas de alimentos também serão beneficiados, pois passarão a contar com uma infraestrutura de abastecimento de mercadorias tão eficiente quanto as centrais logísticas das grandes redes atacadistas e supermercadistas”, finaliza o presidente do Novo Entreposto de São Paulo.

O NESP

O Novo Entreposto de São Paulo é uma alternativa criada pela iniciativa privada para o abastecimento e comércio de hortifrutigranjeiros. O empreendimento será em terreno no bairro de Perus, zona Norte de São Paulo e tem localização estratégica entre a Rodovia Bandeirantes e Anel Viário.

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