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MT inicia construção da primeira ferrovia estadual

A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde

Gazeta Digital

09/11/2022 15h18


A primeira ferrovia mato-grossense começou a ser construída no dia 7 de novembro, após cerimônia realizada com autoridades políticas do Estado no município de Rondonópolis (218,5 km de Cuiabá). A obra será executada pela Rumo S.A.

Durante coletiva de imprensa, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o projeto deve desafogar as rodovias de Mato Grosso e colaborar para o desenvolvimento logístico, principalmente para o transporte de cargas.

“A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses”, afirmou Mauro.

A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. A Rumo deverá investir mais de R$ 11 bilhões na obra, gerando c diretos e indiretos.

Os trilhos vão conectar a capital mato-grossense e o Nortão até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos. A ferrovia será importante para o transporte da safra de Mato Grosso, além do transporte de insumos e outras mercadorias. De acordo

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A primeira ferrovia mato-grossense começou a ser construída no dia 7 de novembro, após cerimônia realizada com autoridades políticas do Estado no município de Rondonópolis (218,5 km de Cuiabá). A obra será executada pela Rumo S.A.

Durante coletiva de imprensa, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o projeto deve desafogar as rodovias de Mato Grosso e colaborar para o desenvolvimento logístico, principalmente para o transporte de cargas.

“A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses”, afirmou Mauro.

A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. A Rumo deverá investir mais de R$ 11 bilhões na obra, gerando c diretos e indiretos.

Os trilhos vão conectar a capital mato-grossense e o Nortão até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos. A ferrovia será importante para o transporte da safra de Mato Grosso, além do transporte de insumos e outras mercadorias. De acordo com dados apresentados pela Rumo, a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária do Estado.

O CEO da Rumo, Beto Abreu, afirmou as articulações jurídicas para que o projeto pudesse sair do papel. “Em fevereiro de 2021, um projeto inovador e criativo aprovou uma legislação específica para Mato Grosso construir esse projeto, para que os investimentos começassem a chegar até o Estado”, destacou.

Abreu fez questão de ressaltar que as obras já começaram. “Estamos com as máquinas já trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163, fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 km. Teremos quatro frentes de obras”, explicou.

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