Assessoria de Imprensa
09/08/2024 09h22 | Atualizada em 14/08/2024 11h18
Com a expectativa de reunir expositores dos segmentos de estruturas, materiais, máquinas e equipamentos, tecnologia e outros, a 1ª edição do Modern Construction Show (Feira internacional da Construção Industrializada) acontece de 1º a 3 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Em sua estreia, o evento busca apresentar o estado da arte em construção industrializada, expondo desde tecnologias construtivas inovadoras até equipamentos de última geração.
Com foco na produção de módulos com diversos materiais (como concreto, metal, madeira certificada, vidro e drywall), o evento também traz pal
...Com a expectativa de reunir expositores dos segmentos de estruturas, materiais, máquinas e equipamentos, tecnologia e outros, a 1ª edição do Modern Construction Show (Feira internacional da Construção Industrializada) acontece de 1º a 3 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Em sua estreia, o evento busca apresentar o estado da arte em construção industrializada, expondo desde tecnologias construtivas inovadoras até equipamentos de última geração.
Com foco na produção de módulos com diversos materiais (como concreto, metal, madeira certificada, vidro e drywall), o evento também traz palestras técnicas a cargo de engenheiros, arquitetos, economistas e outros especialistas do setor.
“A feira será uma excelente oportunidade para arquitetos, projetistas, construtores, gerenciadores e incorporadores entrem em contato com as novidades e o que existe de mais moderno no Brasil em tecnologias e soluções para a construção industrializada”, afirma Wilson Claro, diretor de vendas da Leonardi, que já confirmou participação.
O executivo avalia que em breve a construção industrializada no Brasil estará em outro patamar, com significativo aumento de participação no mercado.
“A transferência de boa parte dos trabalhos para um ambiente fabril faz com que as máquinas e equipamentos garantam maior produtividade, segurança e qualidade”, diz o diretor, destacando que o processo de montagem da estrutura no canteiro de obras também exige menos pessoas.
“A construção industrializada já é adotada em grande escala no Brasil para a edificação de supermercados, hospitais, indústrias, escolas, shopping centers e prédios corporativos, além de obras de infraestrutura como pontes e aeroportos”, afirma Claro.
No segmento residencial, ele continua, a participação da pré-fabricação em concreto ainda é reduzida, devido principalmente a questões culturais e ausência de um produto que permita o financiamento das soluções industrializadas de construção.
“Mas algumas iniciativas devem mudar essa realidade”, comenta.
Expansão – O CEO da Cassol Pré-Fabricados, Felipe Cassol, já vê isso acontecer. Ele estima que o faturamento da empresa deve crescer de 10 a 15% em 2024, a maior parte proveniente de soluções de engenharia que englobam projeto estrutural, produção, transporte e montagem do pré-fabricado no local da obra.
Para o executivo, que também é presidente do Conselho Estratégico da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), duas questões têm dificultado a expansão da construção industrializada no Brasil.
A primeira e mais complexa, segundo ele, é “a falta de isonomia tributária entre o sistema construtivo tradicional e o industrializado, fazendo com que muitas vezes a obra acabe custando mais, mesmo com uma solução mais produtiva, rápida e sustentável”.
O segundo ponto relevante é uma questão cultural, ele destaca.
"Para que o projeto tenha alto grau de industrialização, é necessário que o uso de sistemas construtivos esteja incorporado à fase de desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e legais", delineia Cassol.
“Mas essa transformação é gradativa e não deve ter volta”, afirma.
Serviço
Modern Construction Show – 1ª Feira Internacional da Construção Industrializada
Data: 1º a 3 de outubro
Horário: 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi – São Paulo (SP)
Credenciamento: aqui
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade