Mineração
Diário do Pará
23/04/2010 14h29 | Atualizada em 23/04/2010 17h30
Os novos rumos do setor mineral no Pará estão chamando atenção de empresários pelo Brasil. Em um encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo, nesta quinta-feira (22/04), foi apresentada à indústria de base nacional a política de fomento à mineração, metalurgia e siderurgia no desenvolvimento do Estado do Pará.
O encontro, previsto para cerca de 40 empresários, surpreendeu pela procura, com a inscrição de 115 representantes de empresas. A Ibram demonstrou que a indústria de base nacional está interessada em investir no Pará e, principalmente, conhecer as oportunidades de negócios com a venda de equipamentos e máquinas
...Os novos rumos do setor mineral no Pará estão chamando atenção de empresários pelo Brasil. Em um encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo, nesta quinta-feira (22/04), foi apresentada à indústria de base nacional a política de fomento à mineração, metalurgia e siderurgia no desenvolvimento do Estado do Pará.
O encontro, previsto para cerca de 40 empresários, surpreendeu pela procura, com a inscrição de 115 representantes de empresas. A Ibram demonstrou que a indústria de base nacional está interessada em investir no Pará e, principalmente, conhecer as oportunidades de negócios com a venda de equipamentos e máquinas para os grandes empreendimentos em implantação no Pará na área da mineração. “O fato de termos um público tão maior que o esperado comprova o interesse que o Pará desperta como uma nova fronteira para o setor de máquinas e equipamentos no Brasil”, avalia o presidente do Ibram, Paulo Camillo Penna. “O momento é propício, com a realidade de que o Pará começará a produzir aço, o Estado tem todas as ferramentas necessárias para propiciar a criação de um pólo metal-mecânicono Pará”, conclui Camillo.
O secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, foi convidado para falar sobre a política de incentivos e fomento à indústria no Pará. Os empresários paulistas demonstraram que as oportunidades de negócios podem durar até depois do período de implantação dos projetos. O Pará tem potencial para ser um grande produtor de aço e, no futuro, pode fornecer essa matéria prima para as indústrias do Brasil produzirem suas máquinas e equipamentos.
Segundo Monteiro, “há um volume muito alto de recursos já garantidos para as mais diversas obras, como construção de siderúrgica, hidrelétrica, recuperação de estradas, portos e outras obras. O segundo cenário é que se está montando um pólo industrial em Marabá, em torno do aço da Alpa, e aí são inúmeras as oportunidades não apenas de vender ao Pará, mas produzir no Pará”, explica.
Para o presidente do Ibram, Paulo Camillo, o encontro serviu divulgar o novo momento do setor paraense e buscar parcerias para novos investimentos. “O setor está em crescimento. No Pará, por exemplo, a mineração empresarial está entre os setores que mais geram divisas e empregos nos municípios onde os projetos são implantados e nas áreas próximas. Além disso, esses projetos desenvolvem programas referenciais de preservação e conservação ambiental em harmonia com suas operações industriais”, afirma.
A iniciativa do Ibram e da Abimaq, entidades importantes do setor produtivo nacional, foi avaliada como positiva pelos empresários. “A busca pela industrialização é uma tarefa da sociedade brasileira. No Pará, fazemos esse esforço de desenvolvimento do parque industrial. Trocar experiências para conhecer e investir no Pará é nossa obrigação e temos a convicção de que conseguimos plantar a semente de um diálogo qualificado”, avalia Nelson Delduque, presidente do Conselho de Mineração e Metalurgia da Abimaq. As informações são do Instituto Brasileiro de Mineração.
07 de maio 2020
20 de fevereiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade