Band News Curitiba
26/09/2023 10h51 | Atualizada em 27/09/2023 13h24
A semana começa com a expectativa do leilão do lote 2 das concessões rodoviárias do Paraná, que está agendado para sexta-feira (29), às 14h, na B3, a Bolsa de Valores em São Paulo.
O trecho de 605 quilômetros deve receber R$ 10,8 bilhões em investimentos e vai abranger três rodovias federais (BR-153, BR-277, BR-369) e nove trechos de rodovias estaduais (PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855). Estão previstas obras de duplicação de 350 quilômetros de estradas, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias.
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...A semana começa com a expectativa do leilão do lote 2 das concessões rodoviárias do Paraná, que está agendado para sexta-feira (29), às 14h, na B3, a Bolsa de Valores em São Paulo.
O trecho de 605 quilômetros deve receber R$ 10,8 bilhões em investimentos e vai abranger três rodovias federais (BR-153, BR-277, BR-369) e nove trechos de rodovias estaduais (PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855). Estão previstas obras de duplicação de 350 quilômetros de estradas, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias.
A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O lote 2 terá sete praças de pedágio: em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).
Entre os principais investimentos previstos estão novas faixas adicionais ao longo de 81 quilômetros da BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, além de 23 quilômetros de ciclovias no mesmo trecho; novas vias marginais e viadutos na região próxima ao Porto de Paranaguá; duplicação da PR-407, entre Paranaguá e Pontal do Paraná; duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos; e duplicação da BR-369 entre a divisão de São Paulo e Cornélio Procópio.
As principais intervenções devem ser executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. A concessionária deverá arcar com R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.
A concessão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguirá as mesmas regras do lote 1. O leilão vai ocorrer por disputa com base na menor tarifa por quilômetro rodado, ou seja, leva a concessão a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto sobre o teto estabelecido.
Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise, com expectativa pela liberação do 3 e 6 no começo do ano que vem. No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destes de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões durante as três décadas de contrato.
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