Mineração
Ciclo Vivo
16/07/2013 10h45 | Atualizada em 16/07/2013 13h51
A maior planta de mineração de ouro a céu aberto do Brasil pode ser construída nas imediações de Belo Monte. O projeto Belo Sun, da empresa canadense que leva o mesmo nome, está prestes a receber licença ambiental. A Funai não se manifestou sobre o assunto e a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema-PA), acatou as exigências de construção, propostas pelo Ministério Público.
De acordo com a Sema-PA, a minuta de licença prévia e o parecer técnico da obra foram encaminhados na última quarta-feira (10) para análise da viabilidade socioambiental à consultoria jurídica do órgão do Projeto Volta Grande, no rio Xingu. A análise deverá levar em conta os documentos apresentados pela empresa, que já reúnem estudos sobre os impactos que a
...A maior planta de mineração de ouro a céu aberto do Brasil pode ser construída nas imediações de Belo Monte. O projeto Belo Sun, da empresa canadense que leva o mesmo nome, está prestes a receber licença ambiental. A Funai não se manifestou sobre o assunto e a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema-PA), acatou as exigências de construção, propostas pelo Ministério Público.
De acordo com a Sema-PA, a minuta de licença prévia e o parecer técnico da obra foram encaminhados na última quarta-feira (10) para análise da viabilidade socioambiental à consultoria jurídica do órgão do Projeto Volta Grande, no rio Xingu. A análise deverá levar em conta os documentos apresentados pela empresa, que já reúnem estudos sobre os impactos que a construção da planta de mineração.
No relatório, a empresa canadense aponta os possíveis efeitos que a área de mineração aurífera pode causar às comunidades locais, além de abordar as principais consequências relacionadas com a proximidade com a futura usina hidrelétrica de Belo Monte – situada a apenas 10 km do projeto Belo Sun.
O ISA (Instituto Socioambiental) analisou as implicações do projeto e concluiu que ainda é impossível prever os impactos da mineração após o início das operações da usina hidrelétrica de Belo Monte. “A questão indígena é especialmente importante, pois os impactos sobre os índios foram completamente ignorados no EIA original, o que torna incompletos os dados sobre os impactos negativos apresentados nas audiências anteriores", relatou o advogado Leonardo Amorim, no site do Instituto Socioambiental.
07 de maio 2020
20 de fevereiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade