Assessoria de Imprensa
29/04/2025 15h55 | Atualizada em 29/04/2025 16h21
A Andrade Gutierrez Construções e Serviços (AGCS) foi contratada pela Sabesp, em consórcio com a Construtora Elevação, para a execução das obras de ampliação e retrofit da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, a maior da América do Sul.
O projeto – que, além da Capital, abrange os municípios de Barueri e Carapicuíba, na Grande São Paulo – deve gerar cerca de 900 empregos diretos.
Buscando aprimorar a eficiência operacional e a qualidade no tratamento do efluente, o consórcio vai ampliar e renovar a estação, que atualmente conta com capacidade para benefi
...A Andrade Gutierrez Construções e Serviços (AGCS) foi contratada pela Sabesp, em consórcio com a Construtora Elevação, para a execução das obras de ampliação e retrofit da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, a maior da América do Sul.
O projeto – que, além da Capital, abrange os municípios de Barueri e Carapicuíba, na Grande São Paulo – deve gerar cerca de 900 empregos diretos.
Buscando aprimorar a eficiência operacional e a qualidade no tratamento do efluente, o consórcio vai ampliar e renovar a estação, que atualmente conta com capacidade para beneficiar 7,7 milhões de habitantes.
Para isso, a obra envolve a modernização das estruturas da planta e seus equipamentos, além de ampliação da capacidade de bombeamento e de tratamento preliminar.
De acordo com a Sabesp, a planta atualmente trata, em média, 16.000 l/s de esgoto. Prevista para ser concluída em 34 meses, a modernização vai ampliar a capacidade média de tratamento preliminar para 22.500 l/s, atingindo um pico de 34.000 l/s.
Além de expandir a coleta e aumentar a capacidade de tratamento na Capital e na Grande São Paulo, a obra também contribui diretamente para a revitalização do rio Tietê e seus afluentes, argumenta a Sabesp.
“A partir da universalização do tratamento de esgoto, teremos um rio Tietê totalmente diferente do que é hoje, com melhora gradativa e condições ambientais que permitam a presença de flora e fauna, principalmente aquática, na região metropolitana”, declara Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp.
“Além disso, a população terá acesso à coleta e tratamento de esgoto, o que traz dignidade, qualidade de vida e mais saúde pública para todos", acrescenta.
Eficiência – Segundo a construtora, o investimento trará economia nos custos de operação e manutenção, com a remoção de areia e detritos, igualmente envolvida no processo.
“A modernização da ETE Barueri é um marco para o saneamento do país”, avalia o presidente da AGCS, Carlos Souza.
“Com a nossa expertise técnica e operacional, aplicaremos engenharia de alta performance para ampliar a eficiência do sistema de tratamento”, assegura.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade