Energia
O globo
15/06/2010 09h50 | Atualizada em 15/06/2010 14h41
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que já tem "consciência do que precisa ser feito" com o projeto que alter a partilha dos royalties do petróleo. Lula voltou a sinalizar que deve vetar o texto, caso a Câmara dos Deputados mantenha a proposta aprovada semana passada no Senado.
O presidente afirmou que sua decisão já está tomada, mas não quis revelar qual é e disse apenas que é "o melhor para o país". No entanto, declarou que essa discussão não deveria ocorrer antes das eleições, porque "aí a razão não existe".
- Existe a paixão, existe a promessa do dinheiro fácil. As pessoas deixam de dizer as coisas com racionalidade. Já tenho minha posição formada sobre o pré-sal desde que mandamos (o pr
...O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que já tem "consciência do que precisa ser feito" com o projeto que alter a partilha dos royalties do petróleo. Lula voltou a sinalizar que deve vetar o texto, caso a Câmara dos Deputados mantenha a proposta aprovada semana passada no Senado.
O presidente afirmou que sua decisão já está tomada, mas não quis revelar qual é e disse apenas que é "o melhor para o país". No entanto, declarou que essa discussão não deveria ocorrer antes das eleições, porque "aí a razão não existe".
- Existe a paixão, existe a promessa do dinheiro fácil. As pessoas deixam de dizer as coisas com racionalidade. Já tenho minha posição formada sobre o pré-sal desde que mandamos (o projeto) para o Congresso Nacional - declarou, durante inauguração do Gasbel II, gasoduto que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito, na região Central de Minas.
A emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) redistribui a renda da exploração do petróleo e provoca perdas de receita a estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. A tendência da Câmara é manter o texto, que pode ser votado ainda nesta terça-feira.
Seo projeto entrar em vigor, o Rio de Janeiro será o principal prejudicado. A estimativa de perdas para o Estado gira em torno de R$ 7 bilhões por ano. Já o Espírito Santo deixará de ter uma receita imediata de cerca de R$ 500 milhões, obtida com a exploração de óleo e gás no litoral capixaba.
No mesmo evento, Lula ressaltou ainda que o projeto para exploração do petróleo da camada pré-sal é para o futuro e não pode ser discutido com interesses eleitorais do momento.
- Eu trabalho com o pré-sal para os nossos netos, para os nossos filhos. Estou preocupado em saber o que se vai fazer com o recurso público. Porque daqui a pouco você está carimbando dinheiro para todo mundo e você termina não fazendo nada se você não focar aquilo que é uma coisa importante para o país. Quando chega para votar, todo mundo quer vender facilidade. Não é assim que funciona - salientou o presidente.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade