Planejamento Urbano
Assessoria de Imprensa
18/12/2014 07h56
2014 foi um ano de muito trabalho e, também, de reconhecimento para a Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo. Projetos desenvolvidos pelo escritório que tem como sócios os arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote receberam algumas das mais cobiçadas premiações do setor. As mais recentes foram anunciadas nesta quinta-feira, 11 de dezembro, durante a festa de entrega do 8º Prêmio ASBEA, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
O escritório recebeu quatro premiações: na categoria Projetos Especiais com a Ponte Fiedrich Bayer; na categoria Edifícios Industriais com o Data Center Santander, de Campinas; e na mesma categoria, Menção Honrosa para o projeto da fábrica de freios Knorr-Bremse, construída em Itupeva. Ao final da c
...2014 foi um ano de muito trabalho e, também, de reconhecimento para a Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo. Projetos desenvolvidos pelo escritório que tem como sócios os arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote receberam algumas das mais cobiçadas premiações do setor. As mais recentes foram anunciadas nesta quinta-feira, 11 de dezembro, durante a festa de entrega do 8º Prêmio ASBEA, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
O escritório recebeu quatro premiações: na categoria Projetos Especiais com a Ponte Fiedrich Bayer; na categoria Edifícios Industriais com o Data Center Santander, de Campinas; e na mesma categoria, Menção Honrosa para o projeto da fábrica de freios Knorr-Bremse, construída em Itupeva. Ao final da cerimônia, o escritório foi anunciado como vencedor do Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo pelo segundo ano consecutivo, principal reconhecimento da ASBEA, “em função da importância no desenvolvimento, valorização e representação da classe de arquitetos do país”.
A premiação tem grande significado para os vencedores, pois identifica os melhores projetos de arquitetura realizados por escritórios brasileiros. Ao mesmo tempo, a iniciativa reúne o que foi feito de melhor no panorama arquitetônico nacional recente. “Esses prêmios nos mostram que nosso trabalho foi reconhecido por um grupo de jurados formado por nomes que são referência na arquitetura brasileira”, assinala Roberto Loeb.
Ainda em dezembro, no dia 1º, foram anunciados os vencedores do Prêmio APCA 2014, iniciativa da Associação Paulista dos Críticos de Arte. O escritório Loeb Capote classificou-se em primeiro lugar na categoria Arquitetura e Urbanismo, com o melhor Projeto Urbano. A premiação foi para a Ponte Bayer, passarela móvel que interliga as margens do canal Guarapiranga, no encontro com o rio Pinheiros.
Essa ponte também levou o escritório a conquistar o 7º Prêmio O Melhor da Arquitetura, da Revista Arquitetura & Construção, na categoria Intervenção Urbana. Destinada à circulação de pedestres e ciclistas, a ponte permite o acesso direto às estações de trem e de metrô. A solução arquitetônica encontrada tomou como referência a vitória régia. A ponte tem como elementos centrais duas ilhas metálicas circulares cobertas de vegetação. Para permitir a navegabilidade do canal de embarcações que fazem a limpeza e manutenção, o centro da ponte é móvel.
O escritório Loeb Capote foi, ainda, vencedor do W Award 2014 na categoria Projetos Corporativos, pelo seu trabalho para o Santander na construção do Datacenter localizado na cidade de Campinas (SP). A premiação, que está em sua primeira edição, é uma iniciativa do Instituto São Paulo de Arte e Cultura em conjunto com o Ministério da Cultura e FAAP e tem o objetivo de reconhecer e promover a produção criativa nas áreas de Arquitetura e Design.
LEED Platinum
Outra notícia também festejada pelo escritório foi a certificação LEED-NC Platinum obtida neste ano pelo EcoCommercial Building, projetado pela Loeb Capite para a Bayer MaterialScience. O LEED, sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações instituído pelo U.S. Green Building Council, reconhece as melhores estratégias e práticas sustentáveis. O projeto do prédio seguiu o que há de mais moderno em construções sustentáveis, sem deixar de lado a estética e o conforto de seus ocupantes.
O aproveitamento da água da chuva, uso de equipamentos de baixo consumo e espécies vegetais que demandam baixa irrigação permitem uma redução de quase 95% no consumo de água potável. Todos os espaços internos têm acesso à luz e ventilação naturais e apenas 5% desses espaços têm ar condicionado. Além disso, toda a geração de energia solar, consumo de água e energia por tipo de uso, volume captado de águas de chuvas e emissões de CO2 evitadas são medidos e controlados em tempo real, para evitar desperdícios. “Termos participado do planejamento desse edifício, que já é uma referência de arquitetura sustentável para o país, é uma grande satisfação, pois nos coloca na linha de frente de uma arquitetura responsável e comprometida com o cidadão e com o meio ambiente”, destaca o arquiteto Roberto Loeb.
17 de janeiro 2019
22 de novembro 2018
01 de novembro 2018
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade