Assessoria de Imprensa
06/03/2024 12h10
Referência em equipamentos para pintura industrial, a Cetec acaba de lançar o Tecplus 8, aplicador manual para pintura eletrostática a pó. A principal atração da novidade é a programação prévia das receitas mais comuns de pintura, por exemplo, pintura de chapas, cantos e repintura em geral.
“Esse recurso torna muito prática a utilização do equipamento e atende a uma demanda que recebemos dos clientes da versão anterior de Tecplus. Vale a pena ressaltar que, caso deseje, o usuário também pode alterar as receitas de fábrica de acordo com as suas necessidades”, explica Eduardo Cernic, diretor da Cetec.<
...Referência em equipamentos para pintura industrial, a Cetec acaba de lançar o Tecplus 8, aplicador manual para pintura eletrostática a pó. A principal atração da novidade é a programação prévia das receitas mais comuns de pintura, por exemplo, pintura de chapas, cantos e repintura em geral.
“Esse recurso torna muito prática a utilização do equipamento e atende a uma demanda que recebemos dos clientes da versão anterior de Tecplus. Vale a pena ressaltar que, caso deseje, o usuário também pode alterar as receitas de fábrica de acordo com as suas necessidades”, explica Eduardo Cernic, diretor da Cetec.
Monocomando, afirma Cernic, o equipamento possui painel digital e apenas um botão liga/desliga e dois reguladores, um de vazão, outro de equalização do pó. Mais: toda a eletrônica embarcada conta com microprocessador 100% fabricado pela Cetec.
“Dessa forma, conseguimos deixar ainda mais simples a interface com o usuário. Sem contar que a parte eletrônica opera em baixa tensão, o que impede o retorno da alta tensão para o aplicador e eventuais danos ao seu funcionamento”, detalha o diretor da Cetec. Em paralelo, o sistema de resfriamento dos componentes eletrônicos embutido no Tecplus 8 faz com que a operação ocorra em temperaturas mais baixas. “Isso amplia a vida útil tanto do sistema eletrônico como do equipamento de forma geral”.
O aplicador Tecplus 8 acompanha a pistola Tecnoplus. Também desenvolvida integralmente pela Cetec, afirma o executivo, esse é o modelo mais leve fornecido no Brasil, pesando apenas 285 g, além de ser ergonômica – sua empunhadura é de polipropileno, material leve e macio.
Com vazão máxima de 550 g/min, a pistola Tecnoplus aceita bicos circulares ou planos e dispõe de aterramento através do gatilho, aumentando a segurança do usuário.
Pintura – A pintura eletrostática a pó é um processo de revestimento de superfícies que utiliza partículas de tinta em pó. A aplicação do pó se dá por meio de um equipamento eletrostático, que carrega as partículas com uma carga elétrica negativa.
A superfície a ser pintada, por sua vez, é aterrada, criando uma atração eletrostática que faz com que o pó adira à superfície.
Após a aplicação do pó, a peça revestida é levada a uma estufa de cura. O calor provoca a fusão das partículas de pó, formando uma camada uniforme e sólida. Esse processo resulta em um acabamento de alta qualidade, durável e resistente a impactos, corrosão e produtos químicos.
A pintura eletrostática a pó é amplamente utilizada em diversos setores industriais, a exemplo da fabricação de móveis, automóveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. É uma opção ambientalmente mais amigável do que a pintura líquida tradicional, pois não utiliza solventes e reduz a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) na atmosfera.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade