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Governo de SP autoriza estudos para construção da terceira pista da Imigrantes

A via é uma solução logística aos gargalos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e deverá proporcionar fluidez aos caminhões de carga que acessam o Porto de Santos

A Tribuna

15/01/2024 17h17 | Atualizada em 17/01/2024 11h36


O Governo de São Paulo autorizou a concessionária Ecovias a realizar os estudos necessários para formatar o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.

A via é uma solução logística aos gargalos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e deverá proporcionar fluidez aos caminhões de carga que acessam o Porto de Santos. A autorização já foi oficiada à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI) determinou, em ofício, que seja incorporada ao contrato de concessão e atribuída à concessionária Ecovias, mediante fu

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O Governo de São Paulo autorizou a concessionária Ecovias a realizar os estudos necessários para formatar o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.

A via é uma solução logística aos gargalos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e deverá proporcionar fluidez aos caminhões de carga que acessam o Porto de Santos. A autorização já foi oficiada à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI) determinou, em ofício, que seja incorporada ao contrato de concessão e atribuída à concessionária Ecovias, mediante futuro reequilíbrio contratual, a responsabilidade pela elaboração de estudos de tráfego e dos projetos funcional e executivo que são necessários à construção e implantação da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, no trecho da Serra do Mar.

A futura ligação entre o Planalto e a Baixada Santista visa ampliar a capacidade do SAI, tendo como premissa a busca por um traçado que agregue, simultaneamente, o atendimento aos fluxos de tráfego, inclusive ônibus e caminhões, e seja adequado às condicionantes ambientais.

Os estudos para os projetos funcional e básico incluem avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas. Além disso, também deverão ser produzidos e aprovados estudos de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) para deliberação dos órgãos competentes. O prazo de conclusão do estudo é de 24 meses, prorrogáveis por mais 12 meses.

“O Sistema Anchieta-Imigrantes recebe um grande fluxo de veículos diariamente e essa demanda cresce ao longo dos anos. Com essa autorização para o início dos estudos, estamos planejando ações estruturais de longo prazo para solucionar gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto. A premissa desse projeto envolve a elaboração de um traçado que atenda às necessidades de tráfego e aos preceitos ambientais”, declara o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Custo e contrato – A SPI esclareceu ainda que a Ecovias custeará integralmente os estudos. “Os custos de produção desses documentos serão de responsabilidade da concessionária e o cálculo para o reequilíbrio econômico-financeiro da execução desse trabalho será feito com base nos gastos efetivamente realizados e aprovados pelo poder concedente”.

No entanto, se a obra será incluída no contrato de concessão da companhia, a viabilidade será deliberada pela SPI e pela Artesp somente após a conclusão dos estudos.

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