Assessoria de Imprensa
12/11/2024 12h33 | Atualizada em 13/11/2024 12h33
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lançou na semana passada a Chapa Laser Gerdau ASTM A572 50, o primeiro produto nacional projetado para o processamento em equipamentos a laser de alta potência (maior que 10 kW).
O novo aço possibilita processamento em maior velocidade, conferindo produtividade e rendimento superiores. Além disso, entrega maior precisão de corte e menor emissão de CO2, promovendo práticas industriais mais sustentáveis.
De acordo com Débora Baum, líder de marketing da Gerdau, a Chapa Laser Gerdau elimina a necessidade de equipamentos de corte a plasma normalmente utilizados em determinada faixa de espessura e
...A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lançou na semana passada a Chapa Laser Gerdau ASTM A572 50, o primeiro produto nacional projetado para o processamento em equipamentos a laser de alta potência (maior que 10 kW).
O novo aço possibilita processamento em maior velocidade, conferindo produtividade e rendimento superiores. Além disso, entrega maior precisão de corte e menor emissão de CO2, promovendo práticas industriais mais sustentáveis.
De acordo com Débora Baum, líder de marketing da Gerdau, a Chapa Laser Gerdau elimina a necessidade de equipamentos de corte a plasma normalmente utilizados em determinada faixa de espessura e minimiza processamentos posteriores de usinagem, reduzindo custos operacionais e duplicidade de equipamentos.
Em parceria com a CIT-SENAI (Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI), de Minas Gerais, a Gerdau criou um aço para atender a demanda de corte de chapas em maiores espessuras utilizando tecnologia a laser.
“A companhia identificou essa necessidade do mercado brasileiro e desenvolveu um produto que oferece soluções inovadoras, assegurando maior competitividade ao setor industrial”, diz Débora.
O novo produto, afirma, permite que as empresas utilizem apenas um equipamento a laser de alta potência, otimizando a eficiência e simplificando o processo produtivo, sem a necessidade de recorrer a outros sistemas de corte, como plasma.
Anteriormente, era necessário ter um equipamento a plasma (cortes entre 12 e 38 mm) e um a laser para cortar materiais de menor espessura (menor que 12 mm). Muitas vezes, o processo dependia de chapas grossas importadas de produtores internacionais.
“Hoje, a Gerdau é a única fornecedora desse material no Brasil, o que reforça nosso compromisso de oferecer soluções inovadoras para os nossos clientes”, diz Débora Baum.
A companhia produz chapas grossas na unidade de Ouro Branco desde 2016, com uma capacidade de produção anual de 1 milhão de toneladas.
A expectativa é que, com esse lançamento, a Gerdau atenda uma das necessidades do mercado, especialmente entre os sistemistas da linha amarela que já possuem equipamentos de laser de alta potência.
19 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade