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Fim da concessão da ponte São Borja-São Tomé preocupa entidade

NTC&Logística pede que Acordo de Concessão seja prorrogado, sob risco de impacto no transporte rodoviário internacional de cargas

Assessoria de Imprensa

03/03/2023 15h17 | Atualizada em 09/03/2023 09h20


Entidade representativa das empresas de transporte e logística do Brasil, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) manifesta preocupação com o fim do Contrato Internacional de Concessão de Obra Pública da Integração da ponte entre São Borja (Brasil) e Santo Tomé (Argentina), que se encerrou em 29 de agosto 2021.

Atualmente cedida para o consórcio Mercovia, a concessão foi prorrogada para agosto deste ano por conta da pandemia, nos termos de acordo publicado no Diário Oficial em agosto de 2021.

Além da importância para o comércio internacional, a indústria automobilística de ambos os países utiliza a fronteira como principal fonte de escoamento de veículos e peças, sendo reconhecida por seus trâmites aduaneiros conectados, rápidos e confiáveis via Centro Unificado de Fronteira (CUF).

Somente em 2022, transitou pela estrutura o equivalente a 10 bilhões de dólares em mercadorias, entre exportação e importação, além de 130 mil caminhões, sendo responsável pelo trá

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Entidade representativa das empresas de transporte e logística do Brasil, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) manifesta preocupação com o fim do Contrato Internacional de Concessão de Obra Pública da Integração da ponte entre São Borja (Brasil) e Santo Tomé (Argentina), que se encerrou em 29 de agosto 2021.

Atualmente cedida para o consórcio Mercovia, a concessão foi prorrogada para agosto deste ano por conta da pandemia, nos termos de acordo publicado no Diário Oficial em agosto de 2021.

Além da importância para o comércio internacional, a indústria automobilística de ambos os países utiliza a fronteira como principal fonte de escoamento de veículos e peças, sendo reconhecida por seus trâmites aduaneiros conectados, rápidos e confiáveis via Centro Unificado de Fronteira (CUF).

Somente em 2022, transitou pela estrutura o equivalente a 10 bilhões de dólares em mercadorias, entre exportação e importação, além de 130 mil caminhões, sendo responsável pelo tráfego de cerca de 15% do comércio entre os dois países.

A NTC&Logística informa que já enviou ofícios aos órgãos públicos, conclamando a sociedade e as autoridades constituídas à busca de um diálogo para agilizar o processo de prorrogação do Acordo, de modo a garantir a continuidade e regularidade das operações de comércio exterior na região.

“Dada a importância do fluxo de mercadorias, pessoas e serviços aduaneiros prestados no CUF, a NTC&Logística entende ser necessário e urgente o debate referente à prorrogação desta concessão como forma de preservar a qualidade na prestação de serviços e conservação da infraestrutura”, conclama a entidade.

“Caso contrário, corre-se sério risco de retrocesso para uma excessiva demora nas operações, com aumento dos custos operacionais no transporte rodoviário internacional de cargas”, alerta.

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