Assessoria de Imprensa
03/03/2023 15h17 | Atualizada em 09/03/2023 09h20
Entidade representativa das empresas de transporte e logística do Brasil, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) manifesta preocupação com o fim do Contrato Internacional de Concessão de Obra Pública da Integração da ponte entre São Borja (Brasil) e Santo Tomé (Argentina), que se encerrou em 29 de agosto 2021.
Atualmente cedida para o consórcio Mercovia, a concessão foi prorrogada para agosto deste ano por conta da pandemia, nos termos de acordo publicado no Diário Oficial em agosto de 2021.
Além da importância para o comércio internacional, a ind&ua
...Entidade representativa das empresas de transporte e logística do Brasil, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) manifesta preocupação com o fim do Contrato Internacional de Concessão de Obra Pública da Integração da ponte entre São Borja (Brasil) e Santo Tomé (Argentina), que se encerrou em 29 de agosto 2021.
Atualmente cedida para o consórcio Mercovia, a concessão foi prorrogada para agosto deste ano por conta da pandemia, nos termos de acordo publicado no Diário Oficial em agosto de 2021.
Além da importância para o comércio internacional, a indústria automobilística de ambos os países utiliza a fronteira como principal fonte de escoamento de veículos e peças, sendo reconhecida por seus trâmites aduaneiros conectados, rápidos e confiáveis via Centro Unificado de Fronteira (CUF).
Somente em 2022, transitou pela estrutura o equivalente a 10 bilhões de dólares em mercadorias, entre exportação e importação, além de 130 mil caminhões, sendo responsável pelo tráfego de cerca de 15% do comércio entre os dois países.
A NTC&Logística informa que já enviou ofícios aos órgãos públicos, conclamando a sociedade e as autoridades constituídas à busca de um diálogo para agilizar o processo de prorrogação do Acordo, de modo a garantir a continuidade e regularidade das operações de comércio exterior na região.
“Dada a importância do fluxo de mercadorias, pessoas e serviços aduaneiros prestados no CUF, a NTC&Logística entende ser necessário e urgente o debate referente à prorrogação desta concessão como forma de preservar a qualidade na prestação de serviços e conservação da infraestrutura”, conclama a entidade.
“Caso contrário, corre-se sério risco de retrocesso para uma excessiva demora nas operações, com aumento dos custos operacionais no transporte rodoviário internacional de cargas”, alerta.
25 de novembro 2024
22 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade