Assessoria de Imprensa
21/08/2025 09h31 | Atualizada em 21/08/2025 09h38
O Concrete Show South America já começa quebrando recordes. Em sua 16ª edição, o maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina reúne mais de 450 expositores e mostrou, logo nos primeiros dias, por que é referência global em negócios, inovação e conhecimento técnico para o setor.
Lançamentos inéditos, tecnologias sustentáveis e equipamentos de alto desempenho destacaram-se entre os estandes, enquanto expositores comemoraram crescimento nas vendas e novas oportunidades de parcerias e networking qualificado.
O Grupo Convicta, representado por Tiffany Souza, responsável pelo marketing, des
...O Concrete Show South America já começa quebrando recordes. Em sua 16ª edição, o maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina reúne mais de 450 expositores e mostrou, logo nos primeiros dias, por que é referência global em negócios, inovação e conhecimento técnico para o setor.
Lançamentos inéditos, tecnologias sustentáveis e equipamentos de alto desempenho destacaram-se entre os estandes, enquanto expositores comemoraram crescimento nas vendas e novas oportunidades de parcerias e networking qualificado.
O Grupo Convicta, representado por Tiffany Souza, responsável pelo marketing, destaca a evolução da empresa junto com a feira.
“Começamos pequenos, uma tenda lá fora, um equipamento só. Esse ano, são 13 equipamentos e dois lançamentos principais. Inclusive, é histórico para a gente, uma betoneira rebocável de 14 metros cúbicos. É a primeira do Brasil”, destaca.
A Aditibras, com Marcos Vinicius Gonçalves, CEO, reforça a importância do Concrete Show para o crescimento da empresa.
“Essa é a nossa quarta participação. O primeiro dia me surpreendeu bastante pelo número de visitantes, conta.
Gestora comercial da Petrotec, Juliana Carla Angelotti também celebra o sucesso.
“Estamos com recorde geral. Comparado ao ano passado, tivemos mais de 50% de negócios a mais nos dois primeiros dias”, diz.
“A nossa acabadora dupla hidráulica é uma novidade no mercado. Por enquanto ela é a única do país”, complementa Juliana.
“O público de participantes, esse ano, aliás, de visitantes, dobrou. Aqueles clientes que não vinham, este ano vieram.”
Conteúdo – O Congresso Construindo Conhecimento trouxe debates sobre durabilidade, industrialização e sustentabilidade do concreto.
Programação de conteúdo técnico inclui debates sobre durabilidade, industrialização e sustentabilidade do concreto
Especialistas destacaram os desafios das reações expansivas, como a RAA (“câncer do concreto”) e a DEF, que comprometem a vida útil de estruturas, com fissuras e perda de resistência, em apresentações lideradas por Cesar Henrique Daher (Daher Engenharia) e Raphael Holanda (Holanda Engenharia).
A Abcic reforçou a importância da industrialização da construção e a criação do perfil do “engenheiro industrializado”, capaz de integrar tecnologia, sustentabilidade e produtividade em projetos com pré-moldados, segundo Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da entidade.
A pré-fabricação em concreto também foi abordada como recurso estético e funcional, com casos apresentados por Márcio Porto (Sidônio Porto Arquitetos), que mostraram como o concreto pré-moldado pode reduzir custos, desperdícios e ao mesmo tempo oferecer soluções arquitetônicas inovadoras.
Em termos de sustentabilidade, Anne Elize Stanislawczuk (NEXT Chemical) destacou o uso de Declarações Ambientais de Produto (EPDs) combinadas à nanotecnologia, que aumentam a impermeabilidade, reduzem fissuras e permitem decisões mais conscientes sobre emissões de carbono, consumo de energia e gestão de recursos na construção.
A realidade virtual e aumentada foi apresentada como ferramenta para aperfeiçoamento de projetos, com experiências imersivas e cases nacionais, em painel com Carlos Costa (Trimble), Felipe Toledo Lima (Inbuilt), Marcelo Martins (360 Up) e Caroline Machado de Abreu (MPD Engenharia), moderado por Horácio Reis (Bluestorm Studios).
A produção de concreto com tecnologia ultrassônica também chamou atenção, acelerando a resistência do material e reduzindo em até 30% as emissões de CO², conforme explicou Ricardo Couceiro Bento (PUC de Poços de Caldas), embora com custo mais elevado que a produção convencional.
Em outro painel, especialistas discutiram a importância da impermeabilização desde o início do projeto, essencial para a durabilidade das obras e a segurança dos edifícios.
Participaram José Miguel Morgado (IBI Brasil), Thiago Vallotti (IBI), Fabiola Rago Beltrame (IBELQ), José Mário Andrello (Câmara dos Projetistas da IBI), Jorge Luiz de Aquino Lima (Viapol) e Robertinho Rodrigues (Câmara dos Aplicadores da IBI).
Serviço:
16ª Concrete Show South America
Data: 19 a 21 de agosto
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo – Pavilhões 1, 2 e 3
Inscrições: aqui
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade