Assessoria de Imprensa
13/10/2022 08h27
Entre os dias 11 a 14 de outubro, o Congresso Brasileiro do Concreto abre espaço para o Globe (Consenso Global sobre Sustentabilidade no Ambiente Construído), que busca reforçar as iniciativas mundiais para o desenvolvimento sustentável e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Realizado em Brasília com o apoio das principais associações internacionais da indústria da construção, o evento busca uma abordagem estruturada para se alcançar e gerenciar o desenvolvimento sustentável no setor construtivo, contribuindo particularmente com as metas do Acordo de Paris.
Os temas abordados incluem os desafios p
...Entre os dias 11 a 14 de outubro, o Congresso Brasileiro do Concreto abre espaço para o Globe (Consenso Global sobre Sustentabilidade no Ambiente Construído), que busca reforçar as iniciativas mundiais para o desenvolvimento sustentável e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Realizado em Brasília com o apoio das principais associações internacionais da indústria da construção, o evento busca uma abordagem estruturada para se alcançar e gerenciar o desenvolvimento sustentável no setor construtivo, contribuindo particularmente com as metas do Acordo de Paris.
Os temas abordados incluem os desafios para a sustentabilidade no Brasil, as tecnologias para descarbonização do cimento e do concreto, a agenda da descarbonização da indústria brasileira do cimento, a avaliação do ciclo de vida das estruturas de concreto, o papel do nióbio no futuro sustentável da construção e o sistema de informação de desempenho ambiental da construção (Sidac).
O presidente do Globe Consensus, Michael Faber, pesquisador do Fórum Global de Risco de Davos e professor do departamento de Ambiente Construído da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, é um dos especialistas que tratarão da iniciativa no Congresso.
Além dele, três presidentes de importantes entidades técnicas internacionais do concreto vão abordar como diferentes segmentos da cadeia produtiva podem contribuir efetivamente para a neutralidade em carbono.
O presidente da Federação Internacional do Concreto Estrutural (fib), Akio Kasuga, aborda o contexto geral do impacto da neutralidade do carbono sobre as construções de concreto, procurando apontar desdobramentos sobre fornecedores, construtores, projetistas e profissionais.
Já o presidente do Instituto Americano do Concreto (ACI), Charles Nmai, apresenta exemplos de como projetistas de estruturas podem contribuir com a meta de redução das emissões de carbono em projetos e análises.
Por fim, o presidente da União Internacional dos Laboratórios e Especialistas em Materiais Construtivos e Sistemas Estruturais (RILEM), Ravindra Gettu, oferece um panorama de obras de concreto com baixas emissões de carbono, abrindo horizontes para as empresas do setor optarem por tecnologias e soluções construtivas mais sustentáveis.
O evento também marca a assinatura do protocolo de cooperação entre o Ibracon, o Globe e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que desenvolveu a ferramenta Sidac, um sistema de informação de desempenho ambiental da construção, possibilitando agregar a variável ambiental nos projetos de engenharia.
24 de janeiro 2025
23 de janeiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade