Energia
Jornal do Commercio
27/09/2012 10h08
Na quarta-feira (26), ocorreu a terceira edição do Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast 2012, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast). Com diversas palestras, o evento teve como objetivo propor um novo jeito de pensar energia a partir do resíduo sólido urbano. Temas como reciclagem, gestão do lixo, créditos de carbono, novas tecnologias e cases de sucesso foram apresentados durante todo o dia na Fiergs.
Na abertura do evento, o presidente do Sinplast Alfredo Schmitt destacou a importância do tema e da parceria entre o poder público e privado nos debates e ações em prol da geração de energia térmica e elétrica a partir do
...Na quarta-feira (26), ocorreu a terceira edição do Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast 2012, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast). Com diversas palestras, o evento teve como objetivo propor um novo jeito de pensar energia a partir do resíduo sólido urbano. Temas como reciclagem, gestão do lixo, créditos de carbono, novas tecnologias e cases de sucesso foram apresentados durante todo o dia na Fiergs.
Na abertura do evento, o presidente do Sinplast Alfredo Schmitt destacou a importância do tema e da parceria entre o poder público e privado nos debates e ações em prol da geração de energia térmica e elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos.
O presidente da Fiergs Heitor Müller falou sobre o objetivo do Energiplast de mostrar à sociedade os projetos já existentes ou na fase de elaboração para transformar em energia os resíduos especialmente plásticos. “Estamos conscientes de que a indústria da reciclagem, assim como a busca de alternativas energéticas, fazem parte do universo da produção inteligente neste século 21”, comentou Müller, segundo nota distribuída à imprensa.
Já Luiz Henrique Hartmann, diretor do Sinplast e coordenador do fórum, comentou sobre o valor energético do lixo e o atual desperdício dessa riqueza no Brasil. “A reciclagem energética é parte da solução para a gestão do lixo nas cidades”, afirmou.
O primeiro pronunciamento do dia ficou a cargo do diretor geral em exercício do DMLU, Carlos Vicente Bernardoni, que apresentou os rumos que estão tomando o projeto da Central de Tratamento de Resíduos da cidade de Porto Alegre, que visa dar um destino mais nobre ao lixo da cidade que hoje em torno de 1200 toneladas por dia são direcionados a aterro sanitário. Segundo ele, o projeto está em fase de debate e estudo técnico.
No turno da tarde, as apresentações giraram em torno de cases e exemplos práticos relacionados à geração de energia a partir do lixo urbano. O Energiplast 2012 contou com o patrocínio do Sistema Fecomércio e da Braskem e com o apoio do Sistema Fiergs.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade