assessoria de Imprensa
20/05/2022 16h57 | Atualizada em 26/05/2022 09h49
A EcoRodovias arrematou na semana passada, na B3, a concessão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ)/Governador Valadares (MG), que engloba o conjunto de trechos das rodovias BR-116, BR-465 e BR-493 e soma 726,9 km.
Com isso, o grupo ampliará em 21% sua malha rodoviária, passando a operar dez concessionárias e chegando a mais de 4 mil km administrados em oito estados brasileiros.
A aquisição eleva o grupo ao status de operador com maior extensão de rodovias do país.
“Apresentamos uma oferta consistente e aderente aos requisitos técnicos e financeiros necessários, além de estar alinhada à nossa estratégi
...A EcoRodovias arrematou na semana passada, na B3, a concessão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ)/Governador Valadares (MG), que engloba o conjunto de trechos das rodovias BR-116, BR-465 e BR-493 e soma 726,9 km.
Com isso, o grupo ampliará em 21% sua malha rodoviária, passando a operar dez concessionárias e chegando a mais de 4 mil km administrados em oito estados brasileiros.
A aquisição eleva o grupo ao status de operador com maior extensão de rodovias do país.
“Apresentamos uma oferta consistente e aderente aos requisitos técnicos e financeiros necessários, além de estar alinhada à nossa estratégia de investir em projetos que geram EBITDA desde o início da concessão, melhoram a alavancagem da Companhia, alongam o prazo de duração do portfólio e reforçam o compromisso de crescimento com retorno sustentável, disciplina financeira e geração de valor aos acionistas”, comemora Marcello Guidotti, diretor presidente da EcoRodovias.
A EcoRodovias assume o compromisso de investir R$ 11 bilhões em obras ao longo dos 30 anos de concessão. Outros R$ 9,9 bilhões serão alocados no período para a operação da malha rodoviária.
Somados, o investimento da EcoRodovias no Sistema Rio – Governador Valadares chegará a R$ 20,9 bilhões, entre obras e recursos operacionais para o corredor logístico, por onde passa o transporte de cargas na ligação entre o Sul e o Nordeste do país – cerca de 75% do tráfego da BR-116 é composto por veículos pesados.
A concessão prevê 5% de desconto na tarifa para usuários das cabines automáticas de pedágio para todas as categorias de veículos e independentemente da quantidade de viagens realizadas.
Descontos adicionais serão concedidos para usuários frequentes de veículos leves, impactando, principalmente, o orçamento de quem faz deslocamentos diários entre cidades próximas.
No trecho metropolitano do Rio da BR-116 (Rod. Pres. Dutra) está prevista a implantação do free flow para pagamento eletrônico de tarifas sem necessidade de paradas em praças de pedágio.
O modelo pode viabilizar a cobrança de tarifa por trecho percorrido, o que reduz o custo do pedágio em viagens de curta distância.
“A malha atende regiões com grande potencial de desenvolvimento e já temos operações tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais, o que contribui para a implantação dessa nova concessão”, avalia Guidotti.
27 de novembro 2024
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