P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
RODOVIAS
Voltar

Duplicação da Tamoios termina após dez anos de obras

Cerca de 2.700 trabalhadores atuaram nos serviços, considerados um grande desafio de engenharia Estado

O Estado de S.Paulo

31/03/2022 11h00 | Atualizada em 31/03/2022 12h29


Dez anos depois das primeiras obras, a Rodovia dos Tamoios está totalmente duplicada, como mostra reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Com 21,5 km de extensão, o novo trecho que transpõe a Serra do Mar é composto de várias obras de arte especiais, como seis viadutos e quatro túneis, sendo um deles com extensão de 5,5 km, o maior túnel rodoviário do país.

“Apenas para abrir esse túnel, foi necessário escavar 1,7 milhão de metros cúbicos de rocha”, disse o secretário de Logística e Transportes do Estado, João Octaviano Machado Neto.

O novo trecho liga o km 60,5 da Tamoios, em Paraibuna, ao acesso principal de Caraguatatuba, no km 82. A nova pista será utilizada para a subida da serra, enquanto a antiga será no sentido litoral.

Ao custo de R$ 3,1 bilhões, a obra foi executada pela construtora Queiroz Galvão, que detém o controle acionário da concessionária da rodovia.

Cerca de 2.700 trabalhadores atuaram nos serviços, considerados um grande desafio de engenharia. Em termos de soluções, a obra utilizou tecnologias diferenciadas c

...

Dez anos depois das primeiras obras, a Rodovia dos Tamoios está totalmente duplicada, como mostra reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Com 21,5 km de extensão, o novo trecho que transpõe a Serra do Mar é composto de várias obras de arte especiais, como seis viadutos e quatro túneis, sendo um deles com extensão de 5,5 km, o maior túnel rodoviário do país.

“Apenas para abrir esse túnel, foi necessário escavar 1,7 milhão de metros cúbicos de rocha”, disse o secretário de Logística e Transportes do Estado, João Octaviano Machado Neto.

O novo trecho liga o km 60,5 da Tamoios, em Paraibuna, ao acesso principal de Caraguatatuba, no km 82. A nova pista será utilizada para a subida da serra, enquanto a antiga será no sentido litoral.

Ao custo de R$ 3,1 bilhões, a obra foi executada pela construtora Queiroz Galvão, que detém o controle acionário da concessionária da rodovia.

Cerca de 2.700 trabalhadores atuaram nos serviços, considerados um grande desafio de engenharia. Em termos de soluções, a obra utilizou tecnologias diferenciadas como o cable crane, como registrado pela Revista M&T em reportagem de 2019.

Entregue oficialmente no último sábado (dia 26), a obra foi iniciada em 2012, sendo que o trecho do planalto, com quase 50 km (do km 11,5 ao 60,5), foi finalizado em janeiro de 2014.

No mesmo ano, foi lançado o edital para o trecho da serra. Em outubro de 2014, o consórcio Litoral Norte, liderado pela Queiroz Galvão, venceu a concessão da rodovia.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade