Mineração
G1 RO
11/09/2012 11h31
Dados da Cooperativa dos Garimpeiros, Mineração e Agroflorestal (Minacoop), em Porto Velho, apontam que 150 quilos de ouro são extraídos do Rio Madeira, todos os meses. Essa quantidade equivale a apenas 30% de tudo que passa pelo sistema de extração do minério. O peso extraído poderia ser maior se houvesse um sistema mais moderno para a captação do ouro.
1,6 mil dragas e escarifuças fazem o processo de extração no Rio Madeira até Calama, distrito de Porto Velho e, dessas, 600 estão na capital. "A garimpagem no Rio Madeira começou com pequenas balsas e evoluiram para as dragas que são máquinas com um potencial bem maior para extração", diz Deolindo de Carvalho, superintendente substituto do Departamento Nacional de Produção Minera
...Dados da Cooperativa dos Garimpeiros, Mineração e Agroflorestal (Minacoop), em Porto Velho, apontam que 150 quilos de ouro são extraídos do Rio Madeira, todos os meses. Essa quantidade equivale a apenas 30% de tudo que passa pelo sistema de extração do minério. O peso extraído poderia ser maior se houvesse um sistema mais moderno para a captação do ouro.
1,6 mil dragas e escarifuças fazem o processo de extração no Rio Madeira até Calama, distrito de Porto Velho e, dessas, 600 estão na capital. "A garimpagem no Rio Madeira começou com pequenas balsas e evoluiram para as dragas que são máquinas com um potencial bem maior para extração", diz Deolindo de Carvalho, superintendente substituto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
A atividade de extração é simples, porém demorada. É necessária muita atenção. Uma lança de 16 polegadas é fixada a uma profundidade de aproximadamente 15 metros para sugar o ouro e armazená-lo por um período de 20h. Após essa etapa, o minério é filtrado e, ao final, são retiradas as impurezas e restos de areia do produto. Assim, o ouro está pronto para ser comercializado.
O garimpeiro Raimundo da Silva Oliveira, responsável pela filtragem do ouro, disse que o trabalho é desgastante, no entanto o lucro compensa. "O trabalho aqui é pesado, só que vale a pena. É cansativo mas vale a pena", conta Raimundo.
De acordo com a Minacoop, são movimentados, mensalmente, cerca de R$ 12 milhões na economia de Porto Velho, resultando em mais de R$ 1,7 bilhões na economia do estado nos últimos 13 anos. Todo ouro extraído em Rondônia é vendido para Bolsa de Valores de São Paulo e, de lá, exportado para outros países.
07 de maio 2020
20 de fevereiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade