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CCR vence leilão da Dutra e BR-101 no trecho Rio-SP

Companhia fez uma oferta de 15,31% de desconto no pedágio e outorga de R$ 1,77 bilhão

Folha de S.Paulo/Assessoria

29/10/2021 11h00 | Atualizada em 01/11/2021 13h50


A CCR venceu nesta sexta-feira (29) o leilão do sistema rodoviário Presidente Dutra e BR-101 (SP/RJ), que compreende os trechos da BR-116 e da BR-101 nos dois estados, renovando sua operação na Dutra por mais 30 anos. A companhia opera a rodovia desde 1996.

O certame ocorreu às 14h na B3, Bolsa de Valores, em São Paulo. A empresa ofertou 15,31% de desconto na tarifa de pedágio e outorga de R$ 1,77 bilhão. A outra competidora do leilão, a Ecorodovias, propôs 10,60% e sem outorga.

Além do pagamento, a previsão de investimentos nas próximas três décadas de administração é de R$ 14,8 bilhões,

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A CCR venceu nesta sexta-feira (29) o leilão do sistema rodoviário Presidente Dutra e BR-101 (SP/RJ), que compreende os trechos da BR-116 e da BR-101 nos dois estados, renovando sua operação na Dutra por mais 30 anos. A companhia opera a rodovia desde 1996.

O certame ocorreu às 14h na B3, Bolsa de Valores, em São Paulo. A empresa ofertou 15,31% de desconto na tarifa de pedágio e outorga de R$ 1,77 bilhão. A outra competidora do leilão, a Ecorodovias, propôs 10,60% e sem outorga.

Além do pagamento, a previsão de investimentos nas próximas três décadas de administração é de R$ 14,8 bilhões, com custos operacionais de cerca de R$ 11 bilhões.

O leilão desta sexta é considerado o maior da história do setor, agregando a concessão da Dutra e da rodovia Rio-Santos (BR-101, compreendendo São Paulo e Rio).

Metade do PIB passa pela Dutra, um dos principais ativos rodoviários do país. A extensão do total do sistema arrematado é de 625,8 km.

O trecho da Dutra corresponde a 355,5 km —trata-se da principal ligação entre as regiões metropolitanas de Rio e São Paulo, além de conectar o Nordeste e o Sul do país, cortando 34 cidades.

Já o trecho da BR-101 compreende 270,3 km. Liga o Rio de Janeiro ao litoral sul fluminense até o município de Ubatuba (SP). Entre os investimentos mais importantes da CCR está a implantação da nova Serra das Araras, com a construção de uma nova pista e adaptação da atual.

Serão construídas quatro faixas de rolamento por sentido e acostamos internos e externos. As obras também incluem 80 km de duplicação, 601,87 km de faixas adicionais, 144 km de vias marginais, 128 passarelas, 2,60 km em túneis e ao menos 535 pontos de ônibus.

Outra característica da licitação é a adoção do sistema de pedagiamento free flow, que permite a cobrança sem interrupção do tráfego. Praças de pedágio serão instaladas na BR-101, no Rio.

A ANTT adotou uma tarifa sazonal: durante a semana, o valor será 66% inferior ao praticado nos fins de semana e feriados. O preço dos trechos de via única será menor do que os de via dupla.

Mercado – Após o Leilão que garantiu à CCR o direito concessão da Nova Dutra pelos próximos 30 anos, o advogado especialista em infraestrutura da Arap, Nishi & Uyeda e ex-diretor estatutário da CCR, Massami Uyeda, afirma que este deverá ser o último leilão, nesse porte, do atual governo.

"O mercado está fechado para novas concessões. Talvez, a Nova Dutra seja o último grande leilão do atual governo. Este leilão só está acontecendo porque os dois principais operadores nacionais tradicionais tiveram interesse", afirma.

Para Massami, a instabilidade política é o principal motivo para que isso aconteça. "A instabilidade político-econômica que vivemos no país atualmente tem afastado investidores e operadores de realizar parcerias com o governo", finaliza.

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