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CBA tem trimestre positivo com R$ 100 milhões de lucro líquido

Empresa registra Ebitda ajustado de R$ 331 milhões, alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado

Assessoria de Imprensa

16/11/2022 14h01


A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) registrou lucro líquido de R$ 100 milhões no terceiro trimestre de 2022, ante um prejuízo de R$ 41 milhões do mesmo período do ano passado.

O volume de vendas de alumínio na CBA no 3T22 foi de 129 mil toneladas, um aumento de 4% em relação ao 3T21.

O Ebitda ajustado também teve um aumento de 5% nos períodos comparados, saindo de R$314 milhões no 3T21 para R$331 milhões no 3T22, com as margens Ebitda nos respectivos períodos de 14% e 15%, reforçando a performance financeira saudável, apesar da manutenção das incertezas do cenário macroeconô

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A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) registrou lucro líquido de R$ 100 milhões no terceiro trimestre de 2022, ante um prejuízo de R$ 41 milhões do mesmo período do ano passado.

O volume de vendas de alumínio na CBA no 3T22 foi de 129 mil toneladas, um aumento de 4% em relação ao 3T21.

O Ebitda ajustado também teve um aumento de 5% nos períodos comparados, saindo de R$314 milhões no 3T21 para R$331 milhões no 3T22, com as margens Ebitda nos respectivos períodos de 14% e 15%, reforçando a performance financeira saudável, apesar da manutenção das incertezas do cenário macroeconômico global no 3T22, que resultaram em queda do preço do alumínio na LME (-11% vs. 3T21).

A receita líquida consolidada de R$ 2,2 bilhões ficou levemente inferior (-2%) ao terceiro trimestre do ano passado, que foi de R$ 2,3 bilhões.

Segmentos de primários e reciclagem são os drivers de aumento nas vendas de alumínio no trimestre. No segmento de primários, a receita líquida subiu 6% no 3T22, em relação ao 3T21, devido ao aumento de 4% no volume vendido e também no prêmio médio dos produtos primários nos períodos comparados.

Em reciclagem, o volume vendido foi de 30 mil toneladas no 3T22, um incremento de 34% em relação ao volume do 3T21, refletindo a integração da Alux, que contribuiu com 7 mil toneladas no trimestre. Em relação ao 2T22, o aumento foi de 20%, efeito do aquecimento do mercado de autoconstrução, com reflexo positivo nas vendas de tarugos reciclados da Metalex, além do bom desempenho do mercado automotivo e de motos, que são os principais destinos dos produtos da Alux.

Na comparação com o 2T22, o crescimento nas vendas de transformados foi de 5%, passando de 32 mil toneladas para 34 mil toneladas, com destaque para as vendas de folhas para embalagens e chapas para transportes.

Os setores de construção civil e bens de consumo apresentaram crescimento marginal no período. Em relação ao 3T21, o segmento de transformados registrou queda de 12% no volume, totalizando 34 mil toneladas vendidas no trimestre.

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