Assessoria de Imprensa
16/10/2024 08h35 | Atualizada em 17/10/2024 08h37
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) assinou na segunda-feira (14) um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros (equivalente a 312 milhões de reais) para investir na modernização e ampliação no sistema de água e de esgoto do DF.
Disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau), os recursos viabilizarão projetos de melhoramentos de estações de tratamento de esgoto, geração de energia elétrica limpa e ações de redução de perdas de água.
O contrato foi assinado pelo presidente da Caesb, Luís Antô
...A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) assinou na segunda-feira (14) um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros (equivalente a 312 milhões de reais) para investir na modernização e ampliação no sistema de água e de esgoto do DF.
Disponibilizados pelo Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau), os recursos viabilizarão projetos de melhoramentos de estações de tratamento de esgoto, geração de energia elétrica limpa e ações de redução de perdas de água.
O contrato foi assinado pelo presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, e pela diretora do KfW para América Latina e do Caribe, Claudia Arce (ambos na imagem acima), em reunião realizada na segunda-feira (14) em Frankfurt, na Alemanha.
Projeto – O contrato entre a Caesb e o KfW tem a garantia da União e do Governo do Distrito Federal.
O custo total do empreendimento é de 62,5 milhões de euros, o equivalente a 390 milhões de reais, sendo 50 milhões de euros financiados pelo KfW e 12,5 milhões de euros a serem investidos pela Caesb como contrapartida.
Os recursos serão aplicados na modernização de seis estações de tratamento de esgoto (ETEs) da companhia: Paranoá, Recanto das Emas, Brazlândia, Gama, Norte e Sul.
A Caesb também investirá os recursos na geração de energia limpa a partir do aproveitamento do biogás produzido pela Estação de Tratamento de Esgoto Sul.
Esse projeto, além de ampliar a fonte energética da companhia, tem potencial de reduzir o consumo de energia elétrica convencional e os custos operacionais da empresa.
“Estamos dando um importante passo para avançarmos na questão ambiental a partir de investimentos em saneamento”, ressaltou Reis.
“Com esses recursos, aumentaremos a eficiência das nossas estações de tratamento de esgoto e daremos maior aproveitamento energético aos gases que produzimos nessas estações”, afirmou.
O projeto prevê ainda investimentos em equipamentos e obras para reduzir os índices de perdas de água potável e aumentar a produção.
“Hoje, a Caesb produz 9 mil litros de água por segundo. Com esses novos investimentos, podemos chegar a 16 mil litros por segundo”, concluiu Reis.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade