Assessoria de Imprensa
24/04/2024 11h52
Dados recentemente divulgados pelo Green Building Council Brasil, organização não-governamental que visa fomentar a construção sustentável no país, indicam um crescimento de 40% em construções residenciais verdes no último ano, comparado a 2022. Este número sinaliza uma mudança significativa no setor imobiliário, rumo a práticas ambientalmente responsáveis.
Um dos principais impulsionadores desse fenômeno é o crescente interesse dos consumidores finais em soluções de baixo impacto ambiental, como o steel frame, por exemplo.
Esta técnica construtiva, que utiliza estruturas de aç
...Dados recentemente divulgados pelo Green Building Council Brasil, organização não-governamental que visa fomentar a construção sustentável no país, indicam um crescimento de 40% em construções residenciais verdes no último ano, comparado a 2022. Este número sinaliza uma mudança significativa no setor imobiliário, rumo a práticas ambientalmente responsáveis.
Um dos principais impulsionadores desse fenômeno é o crescente interesse dos consumidores finais em soluções de baixo impacto ambiental, como o steel frame, por exemplo.
Esta técnica construtiva, que utiliza estruturas de aço galvanizado como base, tem se destacado não apenas por sua durabilidade e resistência, mas também por sua contribuição para a redução do desperdício de recursos e para a sustentabilidade do ambiente.
Segundo o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o steel frame oferece uma série de benefícios ambientais em comparação com métodos construtivos tradicionais. Um dos mais evidentes é a redução significativa no consumo de recursos naturais, como madeira, uma vez que a estrutura de aço pode ser reciclada e reutilizada em novas construções.
Além disso, a fabricação das estruturas de aço é menos poluente do que métodos considerados tradicionais, resultando em uma pegada de carbono reduzida durante todo o ciclo de vida do edifício.
Ainda segundo a entidade, optar pela construção industrializada em aço permite maior precisão e controle de qualidade durante todo o processo construtivo, o que resulta em menos desperdício de materiais e em prazos de entrega mais curtos. “Isso não apenas reduz os custos de construção, mas também minimiza o impacto ambiental causado pela geração de resíduos de uma obra”.
Para o CBCA, à medida que a conscientização sobre o impacto ambiental das escolhas construtivas se amplia entre os consumidores, a crescente demanda por residências sustentáveis continuará a impulsionar o crescimento do setor da construção em aço.
“Assim, o avanço do steel frame no mercado imobiliário brasileiro não apenas reflete uma busca por soluções eficientes e duráveis, mas também representa um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e ecologicamente responsável”, afirma o CBCA.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade